• Home
  • Notícias
  • Moda
  • Oriba faz campanha em prol da causa LGBTQIAP+

Oriba faz campanha em prol da causa LGBTQIAP+

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more
Moda
Credits: Foto: cortesia Oriba

A Oriba, marca de moda masculina que tem a equidade e a consciência ambiental em seu DNA, reafirma seu compromisso social, apoiando a causa LGBTQIAP+. "O respeito à diversidade faz parte da nossa essência como pessoas e equipe. Acreditamos que todas as formas de demonstrar orgulho são válidas e nos posicionamos como uma força aliada", comenta Paulinho Moreira, sócio diretor da marca, no release de divulgação. Em comemoração ao Mês do Orgulho, a Oriba iniciou, no dia 11 de junho, a campanha com a hashtag MinhaFormaDeOrgulho.

A ação digital é um convite para que os seguidores da marca compartilhem como eles mostram seu orgulho em ser quem são e amar quem amam. Os primeiros 20 usuários a fazerem um post no feed ou stories, marcando a arroba da Oriba e usando a hashtag da campanha, serão presenteados com uma Camiseta Essencial + um Patch do Orgulho com bandeira à escolha. "Atitudes diárias, além do mês de junho, são necessárias e podem ser ainda mais amplificadas durante esse mês. Orgulho compartilhado é orgulho em dobro", pontua Paulinho.

Credits: Foto: cortesia Oriba

Parceria com primeira casa de acolhida exclusiva para homens trans

Reconhecendo que dois dos principais desafios enfrentados pela comunidade são o preconceito e a luta pela reinserção social dos integrantes da sigla LGBTQIAP+, a marca firmou uma parceria com a ONG C.A.E João Nery, a primeira casa de acolhida exclusiva para homens trans. A cada venda realizada no e-commerce, durante o período de 12 a 30 de junho, uma peça Oriba será doada. "Entender, respeitar e considerar a diversidade faz parte de quem somos e do que queremos enquanto sociedade", complementa Paulinho. A ação é uma iniciativa para levar sustentabilidade com propósito a homens trans em situação de conflitos familiares e pessoas recém saídas de situação de rua.

Credits: Foto: cortesia Oriba

Ações Oriba a favor da causa

Essa não é a primeira vez que a marca se posiciona como uma aliada à comunidade LGBTQIAP+. Em 2019, a Oriba assinou uma collab com o Festival MECA Inhotim, distribuindo bottons para celebrar a diversidade. Em 2020, todo o lucro das camisetas essenciais vendidas no mês de junho foi destinado a Casa 1, centro de cultura e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em abril de 2021, a marca lançou um manifesto e movimentou as redes sociais contra o PL 504/20 - projeto que "proíbe a publicidade, através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado”. Além disso lançaram conteúdos instrutivos, explicando as siglas e celebrando a representatividade. Já em 2022, foram produzidos e distribuídos, de forma gratuita, patches termocolantes com 9 diferentes opções de bandeiras da causa LGBTQIAP+ no site e em lojas físicas.

A Oriba foi fundada em 2014 por Paulinho Moreira, Rodrigo Ootani e Marcelo Collis, que se consideram outsiders do mercado de moda. A marca conta com peças atemporais, design básico e tecidos de alta qualidade, buscando a redução do consumo desenfreado. Ao mesmo tempo busca facilitar a relação entre pessoas, produtos e o planeta. Um por cento de todas as vendas é repassado aos projetos de educação da UNICEF - Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância, na sigla em inglês.

C.A.E João Nery
LGBTQIAP+
MinhaFormaDeOrgulho
Moda masculina
Oriba