Peça Rara Brechó realiza ações para conscientizar público
loading...
O Dia Mundial do Second Hand (uso de segunda mão) é dia 25 de agosto (domingo) e teve início nos Estados Unidos como um movimento para reduzir o desperdício, disseminando a ideia de moda sustentável reduzindo, reciclando e reutilizando roupas.
Para comemorar a data, a rede de brechós Peça Rara, está com toda uma programação, em todas as 180 lojas espalhadas pelo Brasil. Amanhã, 24 de agosto (sábado), serão promovidos workshops de customização de roupas e acessórios, além da oportunidade de os clientes conhecerem o trabalho de empreendedores locais, por meio da exposição e venda de itens sustentáveis, além de descontos especiais.
A marca também criou uma campanha sobre a importância da moda circular que é composta pelo “Manifesto Second Hand - Peça Rara” e um vídeo, em que uma montanha de roupas é despejada no Obelisco do Parque do Ibirapuera produzido em parceria com a Agência Memo.
Outras iniciativas também estão delineadas como um "videocase" com a atriz e sócia da marca, Deborah Secco agradecendo publicamente as pessoas que participam da moda circular e do incentivo a outras pessoas para participem e mudarem seus hábitos de consumo, um "reels" convidando seus seguidores a postarem roupas que eles reciclaram ou customizaram e a divulgação de artistas que já atuam fazendo peças raras e únicas como arte.
350 bilhões de dólares até 2028
O mercado de segunda mão tem crescido globalmente ao longo dos últimos anos e deve alcançar 350 bilhões de dólares até 2028, três vezes mais que o de vestuário, conforme estudo Resale Report 2024, da ThredUp., uma das maiores revendedoras online de peças de segunda mão. Essa tendência foi um dos principais recursos apresentados na NRF 2024 - maior evento de varejo promovido pela National Retail Federation, em Nova Ioque - para a recuperação do varejo pós-pandemia.
O Brasil surfa nessa onda. De acordo com um levantamento do Sebrae, em 2023 havia quase 119 mil brechós em funcionamento no país, crescimento de 31 por cento ao longo dos últimos cinco anos.
Somente nos primeiros seis meses do ano, a Peça Rara comercializou mais de 2 milhões de itens, que equivale a um aumento de 60,26 percentuais, em relação ao mesmo período no ano passado. A projeção é de fechar o ano com mais de 5 milhões de peças vendidas.
A marca tem crescido por conta do consumidor e também do impacto social e ambiental positivo. Em 2023, a rede de franquias foi responsável por evitar impactos importantes ao planeta, como o desperdício de 6,75 bilhões de litros de água, 54 milhões de quilowatt-hora (kWh) de energia e 2,7 milhões de metros quadrados de tecidos só com a venda de itens de segunda mão em 2023. Foram quase 3 milhões de peças de vestuário.
Preço, produto e redução do impacto ambiental
“O preço convidativo, produtos exclusivos, artigos mais sofisticados e/o desejo de marcas famosas, além da redução do impacto ambiental são os principais motivos para o consumidor adquirir produtos de segunda mão no Peça Rara”, anuncia Bruna Vasconi, fundadora e CEO do Peça Rara Brechó, no release de divulgação.
“O meu fornecedor também é o meu cliente. Ele entra em uma loja Peça Rara para vender itens fora de uso que estão em sua casa ou no seu armário, e encontra produtos exclusivos que vão contar uma nova história em sua vida e chegam a custar 70 por cento menos que na loja original. Quase 80 percentuais dos nossos fornecedores/clientes adotam essa prática”, conclui Bruna.
O Peça Rara Brechó é uma das principais marcas do segmento de moda circular e com 17 anos de atividade, hoje é uma rede de franquias que ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. Nascida em Brasília, atualmente conta com 180 lojas comercializadas por todo o país. O Peça Rara Brechó está em processo de expansão, com meta de chegar a 300 lojas até o final de 2024.