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Pesquisa de tendências Inspiramais norteia a indústria de moda

By Marta De Divitiis

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Moda

Na próxima edição do Inspiramais - salão de design e inovação e sustentabilidade para o segmento de calçados, móveis e acessórios, que será dias 24 e 25 de janeiro de 2023, será apresentada a pesquisa de tendências que o Núcleo de Design do salão desenvolve para orientar a indústria.

Nesta edição, a pesquisa, coordenada por Walter Rodrigues, chamada Primal 2024_I vem com os temas: Legado (rusticidade, retorno às origens, western e simplicidade) e Etéreo (fragilidade, sensibilidade tátil e aconchego). O núcleo desenvolve o estudo utilizando a metodologia da pirâmide, com 10 por cento sendo a base e o laboratório da pesquisa, 30 por cento sendo o processo de desenvolvimento dos materiais e 60 por cento o topo, que corresponde à massificação e à aprovação do mercado.

“Buscamos investigar quais os sinais primordiais que indicam os caminhos, para compreender o que nos aguarda a partir do momento em que a pandemia estiver estabilizada e quais serão os desejos dos consumidores”, explica Rodrigues no release de divulgação, ressaltando que existe uma tendência de fortalecimento dos mercados internos e da visão local em detrimento da globalização, o que surge como resposta para sanar as incertezas acerca dos insumos de produção de materiais de moda.

Dentro deste contexto, a pesquisa buscou valorizar a origem da humanidade, a força Primal que é a base de todo o desenvolvimento humano. “O imaginário primitivo e brutalista está explícito em trabalhos de vários designers e artistas. Compondo esse cenário contemporâneo temos também, em oposição a essa expressão de força, uma fragilidade que, de forma poética, nos envolve através de sentimentos e desejos de leveza e contemplação”, explica.

Legado e Etéreo

O tema Legado traz a brutalidade e rusticidade, com materiais que denotam crueza e simplicidade, com grande destaque ao western, presente em produções artísticas nacionais e internacionais. Já no Etéreo, embora focado nos instintos primais, são apresentados materiais sintonizados com as atuais antenas do zeitgeist (espírito do tempo), com hipertexturas e provocações, seja por sensações de força, de fetiche, leveza ou acalanto. “Trata-se de uma narrativa que estabelece um propósito de sedução com o consumidor a partir da sustentabilidade e da beleza dos materiais – a vontade de tocar e envolver”, diz o coordenador da pesquisa. A cartela de cores da base da pirâmide traz tons mais empoeirados, desgastados, naturais e delicados.

Terra e Corpo

Nas fases seguintes da pesquisa, que aponta caminhos para o desenvolvimento e a confirmação do mercado (massificação da moda), nos 30 por cento e 60 percentuais, aparecem os temas Terra e Corpo. O primeiro traz aspectos da sustentabilidade ambiental e do cuidado com o planeta. Neste contexto, destaque para materiais que levam em consideração o conceito de biomimética, com bases naturais, as chamadas bio-based (materiais produzidos por organismos vivos a partir de processos naturais, como fermentação); a simbiose, que significa vida em comum, com dois organismos diferentes convivendo harmoniosamente; e o biônico, que leva em consideração a fusão entre o real e o desejado a partir de múltiplas identidades proporcionadas pela realidade virtual e pela sofisticação dos games (criação de avatares).

Por fim, a fase de 60 por cento traz o corpo e sua potência estética e diversidades de formas para o centro da pesquisa. São materiais que trazem elementos da anatomia, texturas que remetem à pele, brilhos , emborrachados, pêlos e peso (sem perda da fluidez). Na cartela de cores, tons fortes e vibrantes surgem predominantemente.

O Inspiramais é um evento promovido pela Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, em parceria com o CICB - Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Abimóvel - Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário. A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

Fotos: Rafael Bauer, Keith Hardy/Unsplash e Rafael Bauer

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