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Práticas ESG levam a Arezzo&Co a ser certificada como Empresa B

By Marta De Divitiis

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A Arezzo&Co, que detém as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, TROC, My Shoes, além do marketplace ZZ Mall e do braço de lifestyle, a AR&Co - Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi - foi certificada como uma* "*Empresa B" pelo Sistema B Brasil, organização responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local do Movimento B em todo país e na América Latina. O grupo varejista obteve 92,8 pontos na avaliação de Impacto B - que exige, no mínimo, 80 pontos para certificar as empresas.

O Sistema B analisa companhias que são destaque nos quesitos sustentabilidade, responsabilidade social e transparência, analisando cinco principais áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. Assim, para participar da avaliação, as organizações precisam ter mais de 12 meses de operação, estar inserida em mercados competitivos, ser uma empresa completa e distinta - incluindo em sua análise todas as áreas de gestão do negócio - e, ainda, adicionar as cláusulas B ao seu contrato social, que asseguram o compromisso do negócio em atuar para além de interesses puramente financeiros, priorizando as responsabilidades sobre questões sociais e ambientais em sua operação.

“O Selo B é mais um reconhecimento relevante de todo o trabalho que estamos desenvolvendo dentro dos pilares de ESG, fruto de uma estratégia sólida e de práticas consistentes da nossa companhia. Sabemos que ainda há uma extensa jornada pela frente, mas estamos empenhados e comprometidos em atingir nossas metas, sempre olhando para o futuro da moda e do Brasil”, explica Alexandre Birman, CEO/CCO da Arezzo&Co, no release de divulgação.

Produção responsável e meio ambiente saudável

Dentro dos pilares da sustentabilidade, a produção responsável, a empresa está desenvolvendo um projeto de rastreabilidade do couro via blockchain, para a análise dos fornecedores indiretos do grupo, com a intenção de zelar pelo bem-estar animal e mitigar os riscos e impactos do desmatamento proveniente da pecuária em todo o processo da produção de calçados. Além disso, aproximadamente 90 por cento da produção é realizada no Vale dos Sinos, cooperando para potencializar e desenvolver a economia e produção local.

O grupo tem, ainda, 91 por cento dos fornecedores de produto acabado certificados pela ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil - e se comprometeu a ter 100 por cento da sua cadeia de fornecedores rastreada e certificada em aspectos socioambientais até 2024.

Já quanto ao meio ambiente saudável, desde 2019, a Arezzo&Co neutralizou as emissões dos Escopos I e II de todo o grupo e em 2021, assinou o Business Ambition for 1,5ºC, compromisso do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), composto por empresas do mundo inteiro que se comprometeram a implementar ações para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa e limitar o Aquecimento Global a 1,5ºC.

O grupo conta também com uma série de iniciativas de economia circular, utilizando a TROC, brechó que foi adquirido em 2021, como braço para trazer o second hand para dentro da operação de suas marcas. Ainda neste pilar, a empresa têm utilizado sua marca sustentável - a Alme - como um laboratório de inovação para realizar e validar testes de iniciativas sustentáveis que possam ser expandidas e aplicadas às demais marcas do conglomerado.

Empoderamento de pessoas

No pilar de pessoas empoderadas, foi desenhada uma estratégia robusta de Diversidade e Inclusão que tem como base a sensibilização da liderança e todo o time, com ações afirmativas e estabelecimento de metas. Atualmente, na liderança do grupo, mais de 50 por cento dos cargos de diretoria, supervisão, coordenação e gerência são ocupados por mulheres, que também representam 60 por cento do quadro de colaboradores.

Além do grupo ter assinado o Pacto pela Igualdade Racial da ONU em 2022 - também está realizando uma consultoria em diversidade e inclusão com a Patrícia Lima que contemplará formações para todo o time, definição de metas e cartilha para todas as lojas. Além disso, a Arezzo&Co oferecerá um programa afirmativo de bolsas de estudos com a equipe interna que será destinado para pessoas negras.

Este pilar contemplou, ainda, um treinamento com 100 por cento da força de vendas do varejo, incluindo franquias, em tópicos relacionados à diversidade, assim como toda a liderança, conselho e diretoria da empresa. A Arezzo&Co desenvolveu, também, um programa de estágio afirmativo, chamado Protagonizza, para pretos e pardos, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Comitê de Sustentabilidade

Para reforçar ainda mais a governança nos temas sociais e ambientais, a Arezzo&Co conta com um Comitê de Sustentabilidade com membros independentes do conselho, além de ter implementado uma política de remuneração variável de executivos C-level atrelada à metas de sustentabilidade (emissões, rastreabilidade, diversidade e certificação socioambiental da cadeia).

A Arezzo&Co é líder em calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil, reconhecido por importantes premiações do segmento, referência em moda, inovação, gestão de alta performance, tecnologia e sustentabilidade em títulos como o Maiores e Melhores do ESG, da Exame, Executivos de Valor, do Jornal Valor Econômico, e Broadcast Empresas, da Agência Estado. Possui o mais alto nível de avaliação da Bovespa em Governança Corporativa do Novo Mercado. Em 2022, a companhia foi premiada como America Executive Team pelo 5º ano consecutivo, pela Institutional Investors.

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, 275 Empresas B no Brasil e 961 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são mais de 5.837 empresas certificadas, de acordo com o site do sistema.

Fotos: cortesia Arezzo&Co, Womanizer Toys/Unsplash

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