Programa Abvtex faz 15 anos e lança nova identidade visual
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O Programa Abvtex, criado pela entidade (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) completa 15 anos como referência para diversos setores da economia para promover condições dignas de trabalho, conformidade ambiental e sustentabilidade. Para celebrar essa trajetória iniciada em 2010, o Programa apresenta nova identidade visual, que simboliza a modernidade, a brasilidade e a força coletiva construída ao longo do tempo.
A iniciativa nasceu em um contexto marcado por altos índices de informalidade, uso de mão de obra sem registro e relatos de trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia produtiva. As principais redes de varejo do Brasil, signatárias da iniciativa, uniram esforços para enfrentar esse cenário e estabelecer um novo padrão de responsabilidade no setor.
Desde a primeira auditoria, até agosto de 2025, o Programa acumula mais de 62,7 mil auditorias independentes em fornecedores e subcontratados. O modelo, conduzido por certificadoras credenciadas, estabelece que empresas participantes estejam em conformidade com requisitos sociais, ambientais e de gestão e formalização dos negócios, com resultados reconhecidos com Selos nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
“Esses números não são apenas registros. Eles refletem vidas transformadas, empresas que evoluíram com o Programa e um setor que entendeu que só há futuro com responsabilidade. Quinze anos depois, temos orgulho de ver que essa transformação é real e permanente”, afirma Angela Bozzon, gerente do programa num comunicado de imprensa.
Hoje, o Programa é reconhecido por promover um novo ciclo de formalização e compliance na moda brasileira. O desenvolvimento de fornecedores, a valorização do trabalho digno e a consolidação de práticas alinhadas a padrões ESG (Social, ambiental e de governança, na sigla em inglês) passaram a ser fatores de competitividade e reputação, elevando o patamar do setor.
Nova identidade
Aos 15 anos, o Programa traz uma identidade visual renovada. O símbolo em formato de seta e fita transmite movimento, conexão e continuidade. A paleta de cores, inspirada na brasilidade, traduz valores de sustentabilidade e transparência. Já os novos Selos ganharam design atualizado, em sintonia com a marca, reforçando sua função de diferenciar empresas em conformidade com padrões éticos e legais.
Para Angela, o novo ciclo consolida a missão de engajamento e evolução da cadeia produtiva: “Ao longo desses 15 anos, construímos uma rede baseada em confiança, rigor técnico e compromisso coletivo. Seguiremos atuando lado a lado com varejistas, fornecedores e parceiros para que a moda brasileira continue avançando em dignidade, ética e sustentabilidade”, afirma no comunicado.
Ao longo do tempo o Programa estabeleceu parcerias com organismos nacionais e internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Pacto Global da ONU Brasil, o Instituto Ethos, entre outros. Esse diálogo contínuo fortalece seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforça a relevância global do Programa como modelo setorial de compliance e sustentabilidade.