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Projeto Brazilian Leather lança Guias de Mercado Espanha e Índia

By Marta De Divitiis

31 de ago. de 2021

Moda

Cortesia CICB

Segundo Rogério Cunha, de Inteligência Comercial do CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil - o Projeto Brazilian Leather desenvolveu especialmente para as empresas que buscam exportar couro, o Guia de Mercado: acesso e estratégia para o couro do Brasil. As duas primeiras edições, Espanha e Índia, contam com conteúdos especiais e subsídios para ampliar as relações comerciais com esses dois mercados que se revelam estratégicos. Há entrevistas e infográficos, além de contatos de apoio, numa linguagem objetiva, abordando aspectos sociais e culturais de cada país.

“A Espanha conta com 40 milhões de habitantes e é um dos 10 países que mais exportam calçados no mundo,”explica Cunha no vídeo no perfil do Instagram da CICB. O país europeu vende 158 milhões de pares anualmente ao mercado internacional, diz no comunicado. Desse total, 28 por cento é de calçados de couro. “O Brasil é o 18o país que mais exporta couro para a Espanha, o que nos mostra que há espaço para crescimento, especialmente nos couros acabados,”justifica o executivo.

Já a Índia tem um imenso consumo interno, o que a faz um gigante na produção de calçados (é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da China) perfazendo 2,6 bilhões de pares anuais. O país asiático é o décimo maior importador de couro, comprando especialmente couros acabados. “Toda a riqueza cultural da Índia é compartilhada por meio de entrevistas sobre hábitos e comportamentos de consumo no guia,” fala Cunha.

Os interessados nos guias, que têm patrocínio de grandes empresas do setor e o apoio do Projeto Brazilian Leather, podem acessar na íntegra no site da entidade (cicb.org.br). O executivo adianta que as próximas publicações serão sobre o México e o Vietnã.