Rede de moda israelense lança campanha contra a fome em Gaza
Uma rede de moda israelense lançou uma campanha contra a fome na Faixa de Gaza. Com o lema "Resista à Fome" em inglês, árabe e hebraico, as redes sociais exibiram chefs de cozinha israelenses, homens e mulheres, vestidos de preto, diante de um fundo negro, segurando panelas vazias. Este é o primeiro protesto do tipo realizado por uma empresa israelense.
A conhecida rede de moda em Israel, Comme il faut, escreveu em seu website: "a poucos quilômetros de distância de nós, pessoas estão passando fome". A empresa sentiu a necessidade urgente de "gritar em nome de todos aqueles que não podem gritar". A empresa ainda declarou: "exigimos que parem de matar de fome as pessoas em Gaza, incluindo os reféns".
Moda como declaração política
A diretora da rede, Romi Kaminer Goldfainer, disse ao Jerusalem Post: "fazemos roupas para mulheres e acreditamos que a moda também é uma questão política, assim como a alimentação, assim como tudo na cultura". No Instagram, houve apoio, mas também muitas críticas à iniciativa. "Os únicos que passam fome em Gaza são nossos reféns", disseram vários comentários.
Debate sobre o relatório de fome
A IPC, iniciativa reconhecida mundialmente como autoridade em segurança alimentar, declarou, no mês passado, estado de fome na cidade de Gaza, no norte, e em algumas localidades vizinhas. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou o relatório como "uma mentira deslavada".
Segundo Israel, a avaliação da IPC se baseia em informações falsas do Hamas, organização terrorista islâmica que também controla a autoridade de saúde em Gaza. A autoridade Cogat informou recentemente que cerca de 300 caminhões com ajuda alimentar entram diariamente na disputada faixa litorânea.
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