Reserva lança linha inclusiva para consumidor PcD
loading...
A Reserva, marca pertencente ao grupo Arezzo, em parceria com a Equal, pioneira no desenvolvimento de roupas inclusivas, está lançando a linha Adapt&, voltada para o público PcD (sigla para pessoas com deficiência). Estima-se que no Brasil 24 por cento da população tenha algum tipo de deficiência. No censo demográfico realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - em 2010 havia 45 milhões de brasileiros nessa situação.
"O fato de não oferecermos uma linha adaptada ao público PcD sempre foi para nós motivo de ansiedade e tristeza. Isso mudou quando, há mais de três anos, encontramos a Silvana Louro, CEO e fundadora da Equal. Desde o primeiro contato ela nos ajudou, se juntando a nós na construção da nossa linha Adapt&. Nossas conversas e a percepção de que negócios de impacto positivo são benéficos para todos nos aproximou,” justifica Rony Meisler, CEO da AR&Co, da qual faz parte a Reserva.
Ajustes ergonômicos e funcionais
A coleção vem com 14 peças com a mesma aparência, modelagem, conforto e qualidade dos produtos tradicionais mais vendidos pela Reserva, porém com todos ajustes ergonômicos e funcionais, que têm por objetivo oferecer mais autonomia ao público PcD. Entre as adaptações das peças estão a colocação de zíperes laterais nas calças e camisas para facilitar o vestir de pessoas com mobilidade reduzida, botões substituídos por velcro e punhos com botões de pressão.
"Se o conselho é bom o exemplo arrasta. Que o exemplo da Reserva arraste a multidão de empresários da moda nacional para criar linhas de produtos similares. Que o exemplo da Silvana Louro arraste multidões de novas empreendedoras de negócios e marcas como a Equal", conclui Meisler.
Para esse lançamento, além da parceria com a Equal, a equipe de estilo da Reserva contou com o auxílio de Eduardo Drummond, analista da área de Felicidade da marca, que é PcD. "Eu acho que a criação de roupas adaptadas para pessoas com deficiência vai muito de acordo com o pensamento da empresa de que as pessoas sempre vêm antes das roupas. O lançamento do Adapt& é um marco na história da marca, ajudando diversos PcDs na hora de se vestir, gerando maior independência para esse grupo",explica Drummond.
Por enquanto a linha está sendo vendida em três lojas da rede (Shopping Higienópolis, SP; Shopping Rio Sul, RJ e Shopping Boulevard, BH) e no e-commerce. A ideia é testar as vendas e a seguir distribuir a linha em todas as 97 lojas Reserva.
Fotos: cortesia Reserva