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Resumo: alfaiataria volta com tudo na Paris Fashion Week

By Marjorie van Elven

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Moda

A edição de moda masculina da Paris Fashion Week terminou no último domingo. Não teve tempo de acompanhar os desfiles? A FashionUnited traz os principais destaques das coleções de outono/inverno 2019.

Celine estreia no mercado masculino

O momento mais esperado da semana sem dúvida foi o desfile da Celine, que desde o ano passado está sob o comando criativo de Hedi Slimane, ex-Saint Laurent. A marca, que sempre teve apenas as mulheres como público alvo, recebeu elogios em sua estreia na moda masculina. O estilista manteve a silhueta enxuta pela qual é conhecido, mas as calças e coletes apertados deram lugar a uma alfaiataria ligeiramente mais folgada e sofisticada. A coleção também foi marcada pelos casacos em couro, lã e tecidos nobres. Nos pés, botas de inspiração militar, mocassins e sapatos do tipo “monk strap”. Ao escolher não colocar nenhum tênis na passarela, Slimane não só foi na contramão da maioria dos estilistas, como fez um manifesto pela elegância.

Dior: utilitário chique

Outra marca que apostou na volta da alfaiataria mais sequinha foi a Dior, no segundo desfile de moda masculina do novo director artístico Kim Jones, ex-Louis Vuitton. Inspirado pelas estátuas de Paris, o desfile não teve modelos andando sobre a passarela, mas sim parados em uma esteira, o que os fez parecer estátuas deslizando no ritmo da música. Mas voltemos a falar das roupas: tons sóbrios como preto, cinza chumbo e marrom dominaram a coleção, assim como coletes e jaquetas de inspiração militar. Algumas das peças lembraram coletes à prova de balas -- uma escolha no mínimo interessante, considerando que a França enfrenta meses de protestos dos chamados coletes amarelos. “Pegamos peças utilitárias e as reinventamos com tecidos nobres”, explicou Kim Jones para a agência de notícias francesa AFP.

“Na minha opinião, os ternos e casacos de alfaiataria são as peças que melhor definem o homem da Dior”, completou o estilista. Ao combinar esses elementos clássicos com calças de couro, coletes cheios de bolsos e jaquetas bomber em tecido plastificado, Jones deu um toque de modernidade e praticidade ao homem Dior.

Off-White: terno e gravata, versão millennial

Nem mesmo Virgil Abloh, criador da marca Off-White, conhecida por levar a streetwear para o mundo do luxo, ficou de fora da tendência do terno. “Sempre falam de mim como ‘o cara da streetwear’, mas essa é uma definição superficial. Na cultura, é preciso liderar”, disse o estilista à AFP. O desfile da Off-White trouxe ternos oversized em cores vivas, porém combinados com jeans, tênis e moletons. Afinal, é Virgil Abloh.

Louis Vuitton: ode a Michael Jackson

Abloh também está à frente da divisão de moda masculina da Louis Vuitton, o que significa que ele fez dois desfiles na semana de moda de Paris. Na Louis Vuitton, a inspiração veio de Michael Jackson: a coleção prestou homenagem ao falecido rei do pop com peças como uma jaqueta de três zíperes, parecida com a usada no clipe de “Beat It”, e luvas cobertas de cristais. Mas o ponto alto do desfile foi mesmo o final dele, quando as luzes se apagaram revelando que as bolsas brilham no escuro. Feitas em parceria com a Rimowa, marca de bagagens também sob o conglomerado LVMH, as bolsas fizeram o famoso monograma da Louis Vuitton brilhar graças a um sistema de fibra ótica.

Fotos: Dries van Noten, Celine, Dior, Off-White e Louis Vuitton AW19, todas via Catwalk Pictures

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