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Rhodia e Rovitex ganham prêmio de inovação aberta do Fashion Hub 2022

By Marta De Divitiis

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Moda

Foto: cortesia Fashion Hub

O prêmio de inovação aberta desenvolvido pelo Fashion Hub, foi apresentado no Demoday Ciclo 4, que aconteceu em formato presencial no Shopping Parque Da Cidade, na capital paulista, no fim de novembro. O Fashion Hub é um programa de inovação, que conecta startups a empresas de grande e médio porte da cadeia indústria da moda, para o desenvolvimento de projetos e soluções transformadoras com impacto sustentável.

O evento contou também com debate sobre Projetos Sustentáveis e Inovadores com Renato Martins - Gerente de Projetos com foco em ESG do Grupo Malwee, Gregório Reis, Head de Marketing do Grupo Malwee e Hugo Albuquerque, CCO da Orion-E, empresa de infraestrutura energética limpa e renovável com a mediação de Tereza Cristina Horn, co-fundadora do Fashion Hub.

Nessa edição o prêmio do júri (composto por jornalistas especializados de moda e executivos de empresas sustentáveis) foi dado à Rhodia e à startup NovoPoro, com o case de destinação de resíduo de dióxido de Titânio (Ti02) de forma sustentável. Já o prêmio concedido pelo público presente foi recebido pela Rovitex e a startup R2U, que desenvolveu a substituição de catálogos e mostruários por meio da realidade aumentada.

Cortesia Rhodia e Fashion Hub

Primeiro Prêmio: destinação ao óleo de ensimagem

A Rhodia traz para o mercado fios de poliamida sendo que a produção, no entanto, gera dois maiores resíduos: o dióxido de titânio (TiO2) e o óleo de ensimagem, que são descartados através do co-processamento e incineração - processos que, apesar de serem ambientalmente sustentáveis, apresentam alto custo. Diante disso, buscou-se reduzir a quantidade de resíduos, reinserindo esses materiais em outros processos produtivos.

A startup NovoPoro é da área de química, buscando criar e implantar tecnologias que permitam a transição de processos industriais baseados na economia linear para a economia circular, bem como a descarbonização. Para isso, a NovoPoro tem como estratégia a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação com visão 360°, que abrange premissas de sustentabilidade aliadas a viabilidade técnica e econômica.

Diante da demanda da Rhodia em destinar resíduos de dióxido de titânio (TiO2) de forma sustentável, a NovoPoro, em conjunto com a equipe da Rhodia, desenvolveu uma tecnologia que possibilita a transformação do resíduo em matéria prima passível de monetização, por meio de um processo simples, absorvido por empresas parceiras localizadas a poucos quilômetros da fonte geradora do resíduo, reduzindo o custo logístico. A inserção do resíduo melhorou as propriedades do produto (que é utilizado na construção civil) e diminuiu a quantidade de insumos não renováveis. A solução entrega todos estes benefícios, com validação diante das normas técnicas brasileiras e de mercado, e, inclusive, com a prospecção de empresas interessadas em implantar a tecnologia permitindo a economia circular e sustentável.

Cortesia Rovitex e Fashion Hub

Prêmio do público: catálogos virtuais substituem modelos físicos

A Rovitex, empresa têxtil, produz mais de 21 milhões de peças por ano. Em sua produção, o desafio proposto foi substituir o uso de catálogos físicos e mostruários das coleções por algo que melhore a experiência de compra do lojista. O processo de produção desses materiais envolve muito tempo e custo, além de requerer grande esforço do representante de vendas, ao precisar movimentar o mostruário de loja em loja. O material, por sua vez, acaba por ficar desorganizado e a apresentação das peças é prejudicada.

A R2U é uma startup de tecnologias 3Ds, com foco na tangibilização de produtos através de experiências de Realidade Aumentada, personalização de produtos em 3D e visualização 360°. Além de atuar de forma integrada ao varejo, a empresa também aplica as técnicas de 3Ds em processos de produção e prototipação, visando otimizá-los. Assim desenvolveu uma solução de substituição dos catálogos e mostruários físicos, pelos mostruários digitais, mais econômicos, mais sustentáveis e mais organizados que o modelo tradicional. Esta versão digital é composta por materiais, visuais e imersivos, com o objetivo de conseguir transmitir os detalhes das roupas sem que elas estejam fisicamente presentes.

Todo material é produzido a partir de modelos 3D e simulações físicas, de forma que seu processo de criação não exige a parada da fábrica para que se produza fisicamente as peças de mostruário. Além disso, com apenas algumas fotos de referência, é possível produzir conteúdo visual das roupas em infinitas poses, ângulos e modelos, excluindo a necessidade de longas sessões de fotos, com diferentes tamanhos e em diferentes cenários. Destaca-se também a possibilidade de reutilização de todos esses materiais interativos em outros canais como e-commerces, propagandas e catálogos. Dessa maneira o custo com produção é reduzido em pelo menos 30%, considerando todo o processo de fabricação e criação de conteúdo visual.

O Fashion Hub foi criado há 2 anos por Tereza Cristina Horn e Rodrigo Santos e trabalha em prol dos negócios de moda com impacto sustentável. Fomenta soluções para a indústria e o varejo de moda com uso de tecnologia, simplificando e otimizando as melhores práticas e transformando a sustentabilidade, de um custo em uma oportunidade. Temas como economia circular, novos materiais, gestão de água, varejo inteligente, solução para resíduos e uso de energia renovável e limpa, estão entre as principais questões do setor.

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