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Rihanna estaria negociando com LVMH para lançar grife de luxo com seu nome

Moda

Rihanna estaria negociando com LVMH para lançar grife de luxo com seu nome

Parece que Rihanna quer ir ainda mais longe no mundo da moda. A diva do pop estaria tendo “reuniões secretas” com a LVMH, empresa francesa que detém diversas marcas de luxo, como Louis Vuitton, Givenchy e Dior, para lançar uma grife com seu nome. É o que diz a publicação americana WWD, citando “diversas fontes” próximas à negociação. Caso os rumores sejam verdade, a grife de Rihanna será a primeira marca a ser lançada do zero pela LVMH em mais de 30 anos -- a última foi Christian Lacroix, fundada em 1987.

LVMH estaria prestes a apostar no toque de midas de Rihanna

Rihanna, que começou sua carreira musical em 2005, está se transformando num nome de peso na indústria fashion. Desde 2014 ela detém o posto de Diretora Criativa da Puma, supervisionando o setor de roupas femininas. A parceria também gerou uma marca à parte, a Fenty Puma by Rihanna, que foi sucesso instantâneo: o primeiro tênis, lançado em 2015, esgotou em menos de 35 minutos.

Em 2017, a cantora lançou uma marca de maquiagem, a Fenty Beauty, que chamou atenção pela variedade de cores de base. Foi mais um sucesso: a empresa bateu a marca de 100 milhões de dólares em vendas em poucos meses. Mas Rihanna não parou por aí, lançando uma marca de lingerie chamada Savage x Fenty no ano passado. Mais uma vez, as coleções são marcadas pela inclusão: com modelos de várias etnias e tamanhos tanto nas campanhas quanto nas passarelas, a marca gerou tanto burburinho que internautas chegaram a esperar até uma hora numa “fila virtual” só para ter acesso ao e-commerce no dia de sua estreia.

De acordo com o instituto de pesquisa de mercado NPD Group, a probabilidade dos fãs da Rihanna comprarem os produtos lançados pela estrela é 3,7 vezes maior do que os fãs de qualquer outra celebridade. A cantora supera até mesmo pesos pesados como Kylie Jenner e Kim Kardashian.

De acordo com a WWD, a grife de Rihanna a ser lançada pela LVMH oferecerá roupas, acessórios e artigos de couro. A parceria, caso se concretize, marcará mais um passo da LVMH para fora de sua zona de conforto: em dezembro, a empresa investiu mais de 3 bilhões de dólares no grupo hoteleiro Belmond, dono do Copacabana Palace.

Por que tudo que Rihanna lança vende tão bem?

O que Rihanna tem que outras celebridades não têm? A FashionUnited perguntou à especialista em estratégia de marca Joanne Yulan Jong, fundadora da agência londrina Yulan Creative. Para ela, o principal forte de Rihanna é o “storytelling”, a arte de construir a história de sua marca. “Todas as marcas fashion estão sofrendo para manter sua posição de mercado hoje em dia. Existem tantas opções que a única forma de fidelizar o consumidor é apresentando uma história envolvente e convincente. Você pode até ter um produto de qualidade, mas o que vende é mesmo a história que você conta”. E isso Rihanna sabe fazer: “ela é uma mulher negra, forte e empoderada. Mas, apesar de tudo isso, ainda é acessível, brincalhona, gente como a gente. O glamour da Rihanna não é distante e inatingível como o de Beyoncé. Quando a celebridade é poderosa demais, como é o caso da Beyoncé, ela se torna um ícone, alguém que as pessoas botam num pedestal. Não é mais uma pessoa com quem você sente que poderia ser amiga se tivesse a chance de conhecê-la".

A acessibilidade é um fator tão importante na identidade de marca de Rihanna que os produtos lançados por ela não propõem às consumidoras apenas seguir o estilo da cantora. Pelo contrário: a estratégia de negócio é oferecer opções que sirvam para todo mundo, encorajando as mulheres a ser a melhor versão de si mesmas. A Savage x Fenty, por exemplo, tem calcinhas desde o tamanho PP até o GGG. Já a Fenty Beauty oferece 40 tons de base. "Em um mercado onde mulheres negras e gordas têm dificuldade de achar produtos para elas, a Rihanna desponta como uma defensora, uma amiga, uma irmã mais velha que está ali para representá-las".

Por último, mas não menos importante, Rihanna também está se estabelecendo como um ícone feminista. Vítima de violência doméstica do ex-namorado, o também cantor Chris Brown, a cantora é conhecida por se vingar de homens abusivos em seus videoclipes. “As mulheres têm que usar lingerie para elas mesmas”, disse a cantora em entrevista à Vogue americana. “Eu espero ajudar as mulheres a se tornar mais fortes e confiantes com a minha lingerie. Eu quero que elas se sintam donas da própria beleza”.

Foto: Facebook Fenty Beauty

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