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SPFWN + 58 mostra coleções mais consistentes e sofisticadas

By Marta De Divitiis

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Moda

Sau.Swim Credits: Zé Takahashi/Ag.Fotosite

Segunda-feira (21) o desfile de Fernanda Yamamoto, no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera finalizou o SPFW+N58, dividido em desfiles no Shopping Iguatemi; no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera e locações especiais, na capital paulista. A edição, denominada “As Joias da Rainha” homenageou a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, que ganhou uma exposição com curadoria de Renato de Cara, na entrada do pavilhão. Regina praticamente reinventou o jornalismo de moda brasileiro, com seu jeito irreverente e único de conceber, editar imagens e escrever.

Nesta temporada a passarela, seguindo um caminho aberto já há algumas edições, consolidou o uso do “feito à mão”, mostrando uma moda amadurecida, sofisticada e que, se mostra pronta para conquistar novos horizontes. Abaixo, algumas das vertentes que se destacaram, elevando o nível das apresentações.

Crochê, renda e bordados

O crochê foi o destaque da temporada, surgindo na coleção toda do Ponto Firme, sob o comando de Gustavo Silvestre, num desfile externo, no Museu do Ipiranga. A equipe de Silvestre, composta por egressos do sistema penitenciário, refugiados e pessoas trans e de vulneráveis sociais, trabalhou o crochê entremeado de paetês metalizados e outros, obtidos de resíduos plásticos, oferecendo efeitos luxuosos. Apareceu também no biquini, top e bolsa de praia Heloisa Faria ou ainda no vestido longo Sou de Algodão, que contou com aplicações em tecido, assim como numa veste sobreposta. A Led trouxe um patchwork de tramas em tonalidades diferentes de azul, numa das peças apresentadas. Foi também base para a coleção Ateliê Mão de Mãe em vestidos, saias e tops e em Catarina Mina, que usou soutache em vez de linha. Surgiu ainda em detalhes como na bolsa Salinas, acompanhando um top do mesmo material. Na Santa Resistência, numa camisa em ponto ondulado, em listras suaves.

Ponto Firme, com paetês alternativos Credits: Gabriel Cappelletti/Ag. Fotosite
Heloisa Faria Credits: Gabriel Cappelletti/Ag. Fotosite
Vestido e Veste Sou de Algodão Credits: Zé Takahashi? Ag. Fotosite
Vestido em patchwork de crochê Led Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Ateliê Mão de Mãe mescla crochê e palha Credits: Gabriel Cappelletti/Ag. Fotosite
Detalhes de crochê e palha Catarina Mina Credits: Gustavo Scatena/Ag. Fotosite
Detalhe de bolsa e camiseta Salinas Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Crochê na Santa Resistência Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite

A renda, seja feita à mão ou industrializada, veio na coleção de David Lee, que, famoso pelo uso do crochê, optou por tecidos e o Rendendê, bordado que nos remete à renda, como na foto da camisa e jaqueta masculina. O mesmo trabalho veio num dos vestidos da marca Angela Brito. O efeito rendado se deu em peças de moda praia da Sau.Swim, por meio de uma trama de viés costurada sobre tela. Apartamento 03 trouxe vestido de tiras sobre tela, vestido pela atriz Zezé Motta.

Rendendê na camisa e veste David Lee Credits: cortesia David Lee
Rendendê em Ângela Brito Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Trama em viés na Sau.Swim Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Tiras sobre tela formando o tecido em Apartamento 03 Credits: Agência Fotosite

O bordado, ora em franjas de vidrilhos e canutilhos, como em Walerio Araújo, ora em linha ou mesmo lã, protagonizou alguns itens, como no moletom bordado em flores, na passarela de Martins. A carioca The Paradise bordou as pernas de jeans, com paetês coloridos. A Artemisi trouxe cristais em vestidos e sobrevestes. O patchwork em denim na camisa de Amapô nos remeteu aos anos de 1970. Patchwork com bordados esteve presente na passarela de Lino Villaventura. O fuxico, trabalho em pedacinhos de tecido formando rodelas, ilustrou a Foz e veio como flores em organza oferecendo volumes inusitados em vestidos e boleros de Lucas Leão. Dendezeiro usou tapeçaria em top (na estação passada foi o material de uma ampla saia godê).

Franjas em cristais de Walério Araújo Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Bordado de flores em lã no top Martins Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Paetês na calça jeans The Paradise Credits: Marcos Bacon
Bordado de cristais em Artemisi Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Patchwork de denim em Amapô Credits: Márcia Fasoli
Detalhe de patchwork com bordados em Lino Villaventura Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Fuxicos em Foz Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Flores de organza em Lucas Leão Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Tapeçaria em Dendezeiro Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

Modelagem precisa e conforto

Amplidão de formas em João Pimente Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Alfaiataria em denim de Alexandre Herchcovitch Credits: Gustavo Scatena/Ag. Fotosite
Alfaiataria e elementos esportivos em À La Garçonne Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Fluidez em Lilly Sarti Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Modelagem confortável em Another Place Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Conforto na modelagem de Rafael Caetano Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Calça ampla em denim Gefferson Vilanova Credits: Agência Fotosite
Camiseta ampla em Silvério Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Macacão e estola Cria Costura Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Drapeados localizados em Normando Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Tiras compondo o look em Weider Silvério Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

A temporada apresentou marcas tradicionalmente excelentes na alfaiataria, como é o caso de João Pimenta e Alexandre Herchcovitch, assim como em À La Garçonne. Lilly Sarti trouxe fluidez em modelagens clean e certeiras. O conforto de uma calça jeans ampla como em Another Place e no quimono e calça de Rafael Caetano, ambos em peças masculinas, assim como em Gefferson Vilanova se fez presente, sem detrimento da precisão. Silverio mesclou camiseta ampla com calça transmitindo aconchego. Cria Costura, coletivo de estilistas apoiados pela Secretaria de Cultura de São Paulo, apresentou entre os vários looks, um macacão tomara-que-caia, com caimento fluido, bem acabado, mostrando o quanto o projeto tem evoluído. Normando fez um luxuoso vestido longo em cetim, com drapeados localizados e Weider Silvério apresentou peças obtidas com tiras de tecido unidas, num trabalho interessante e com um visual sofisticado.

Sobreposições e transparências

A delicadeza das transparências, algumas vezes em peças inteiras, assim como em sobreposições, veio com frequência. Fernanda Yamamoto trouxe looks sobrepostos, em várias camadas. Dario Mittmann ousou num vestido masculino longo e Renata Buzzo combinou a transparência com bordados oferecendo looks luxuosos. Já o Mercado Livre, plataforma de vendas gerais, está investindo muito em Moda e apresentou um desfile criativo em que itens esportivos mudavam de função, como camisa sendo usadas como saias, quase sempre desengessando a silhueta por meio de sobreposição de corsellets rendados. Já Bold Strap colocou um micro vestido (ou um quase baby doll), totalmente transparente detalhado por babados.

Sobreposições e transparências em Fernanda Yamamoto Credits: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Transparência e estampa em Dario Mittmann Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Bordados e transparência em Renata Buzzo Credits: Gustavo Scatena/Ag. Fotosite
Peças subvertidas e sobreposição em Mercado Livre Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Transparência e babados em Bold Strap Credits: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
Resumo
  • O SPFW+N58 destacou a moda artesanal, com crochê, renda e bordados.
  • Modelagem confortável e precisa, com peças fluidas e amplas, marcou a temporada.
  • Sobreposições e transparências adicionaram sofisticação aos desfiles.
Moda Feminina
Moda masculina
SPFW N58