Sustentabilidade é pilar fundamental da Dafiti
loading...
A Dafiti, maior e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, pertencente ao GFG - Global Fashion Group, tem na sustentabilidade importante base estratégica. Na plataforma há a Dafiti Eco, exclusiva de produtos sustentáveis das várias marcas à disposição, onde atualmente conta com mais de 27 mil produtos. Além disso todas as embalagens são de plástico reciclado e há a certificação de logística reversa pós consumo com o selo Eu Reciclo.
Em junho deste ano foi lançado o Inspira, marca própria da Dafiti, sustentável, de moda feminina e masculina, com peças de vestuário e calçados. A coleção foi produzida com tecidos sustentáveis, contando com certificação internacional dos fornecedores.
Já a The Iconic, braço do GFG na Austrália e Nova Zelândia também é referência de sustentabilidade no mundo da moda. A empresa trabalha com o objetivo de assegurar que os produtos de moda permaneçam em circulação o máximo de tempo possível, reduzindo o desperdício, as emissões de carbono e o consumo de materiais e fazendo das compras um investimento que vale a pena, prolongando o ciclo de vida das peças. Nessa jornada com a moda circular, foi lançado o "Giving Made Easy" em 2020, possibilitando que os clientes doem roupas a instituições de caridade em qualquer unidade dos Correios da Austrália. Esta iniciativa já poupou mais de 25.000 kg de produtos têxteis.
No início de setembro, Jaana Quaintance-James, Chief Sustainability Officer do GFG , que já manteve o cargo de diretora de sustentabilidade da The Iconic, esteve no Brasil onde concedeu entrevista exclusiva ao FashionUnited. Confiram abaixo.
FashionUnited: qual a importância da Sustentabilidade para o GFG?
Sustentabilidade é uma prioridade estratégica da GFG. Somos motivados moralmente pela transformação da indústria da moda e pela oportunidade de influenciar o ecosistema de moda encorajando os fornecedores de nossas marcas parceiras a ser mais sustentáveis, inclusive porque é uma exigência de nossos clientes. Esse movimento também tem sido realizado no Brasil.
Iniciativas como a Dafiti Eco, Logística Reversa, embalagens de plástico reciclável tem sido importantes. Quais os próximos passos nesse sentido?
A estratégia de sustentabilidade da Dafiti tem como foco três bases prioritárias: Ação Climática; Circularidade & Consumo Consciente e Cadeia de abastecimento Ética e justa. A estratégia inclui metas a ser alcançadas até 2030. Alguns tópicos que a Dafiti tem trabalhado são metas referentes tanto às marcas parceiras, em termos de produção (esquemas de recolhimento de excedentes) além da garantia dos direitos humanos de funcionários e terceirizados. Quanto aos funcionários da cadeia de suprimentos, estamos desenvolvendo canais de comunicação para reclamações e soluções de problemas.
Como a Dafiti Brasil está trabalhando para estabelecer a moda circular?
A Dafiti tem desenvolvidos dois compromissos em relação à circularidade. Um deles diz respeito aos sortimentos - 30 por cento dos produtos vendidos são desenvolvidos de forma alinhada aos princípios de circularidade e o segundo é como incentivar e apoiar os consumidores a fechar este ciclo. O Brasil ainda caminha em passos iniciantes quanto à moda circular, mas nós temos conhecimento que o caminho requer a colaboração com as indústrias parceiras para chegarmos a uma mudança significativa e estamos trabalhando para que essa seja uma realidade.
Fotos: cortesia Dafiti