Adeus a Oliviero Toscano
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O fotógrafo Oliviero Toscani faleceu ontem (13) em Cecina, na província de Livorno. Foi responsável por muitas campanhas de sucesso, irreverentes e por vezes chocantes, que abordaram questões sociais importantes como a AIDS, o racismo, a anorexia, os conflitos e a fome no mundo. Intrinsecamente ligado ao mundo da moda e especialmente à família Benetton, empresa para a qual assinou campanhas históricas, Toscani estava doente há algum tempo e tinha 82 anos.
“Com imensa tristeza, comunicamos que hoje, 13 de janeiro de 2025, o nosso querido Oliviero embarcou na sua próxima viagem. Pedimos privacidade e compreensão para este momento que gostaríamos de enfrentar na intimidade da família. Kirsti Toscani, com Rocco, Lola e Alì”. Estas são as palavras da mulher e dos filhos na conta de Instagram do fotógrafo. Toscani teve outros três filhos, Alexandre, Olivia e Sabina, de casamentos anteriores.
Filho do primeiro fotojornalista do Corriere Della Sera, nasceu em Milão em 1942 e estudou fotografia e grafismo na Universidade de Artes de Zurique de 1961 a 1965. Como se pode ler na sua biografia, Toscani é internacionalmente conhecido como a força criativa por detrás dos jornais e marcas mais famosos do mundo, criador de imagens corporativas e campanhas publicitárias ao longo dos anos para, entre outros, Esprit, Chanel, Robe di Kappa, Fiorucci, Prenatal, Jesus, Inter, Snai, Toyota, Ministério do Trabalho, Saúde, Artemide, Woolworth. Entre os projectos mais recentes: colaboração com o Ministério do Ambiente e da Saúde, a Região da Calábria, a Fundação Umberto Veronesi e algumas campanhas de interesse e empenho social dedicadas à segurança rodoviária, à anorexia, à violência contra as mulheres e contra os cães abandonados.
Como fotógrafo de moda, trabalhou para revistas como a Elle, Vogue, GQ, Harper's Bazaar, Esquire, Stern, Liberation e muitas outras em edições de todo o mundo. De 1982 a 2000, criou a imagem, a identidade, a estratégia de comunicação e a presença online da United Colors of Benetton, transformando-a numa das marcas mais conhecidas do mundo. Em 1990, concebeu e dirigiu a Colors, a primeira revista global do mundo, e em 1993 concebeu e dirigiu a Fabrica, um centro de investigação para a criatividade na comunicação moderna. De 1999 a 2000, foi diretor criativo da revista mensal Talk Miramax em Nova Iorque, editada por Tina Brown. Toscani foi um dos fundadores da Academia de Arquitetura de Mendrisio e ensinou comunicação visual em várias universidades.
Este artigo foi originalmente publicado no FashionUnited.IT e posteriormente traduzido do italiano para o português usando uma ferramenta de inteligência artificial.
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