Jonathan Anderson deixa a direção criativa da Loewe
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Após os incessantes rumores que se intensificaram nos últimos meses, o designer norte-irlandês Jonathan Anderson finalmente anunciou sua saída da direção criativa da marca espanhola Loewe, cargo que ocupou pelos últimos 11 anos e meio, período em que revitalizou completamente a essência e os códigos criativos da centenária maison, fundada em Madrid em 1846.
Foi o próprio designer quem anunciou o encerramento deste capítulo e sua saída da direção criativa da marca, por meio de uma carta compartilhada em suas redes sociais. Uma mensagem na qual, primeiro, faz um balanço de todo o período vital e profissional que viveu como diretor criativo da Loewe desde que, em 2013, lhe foi confiada a tarefa de revitalizar e dirigir o departamento criativo e de design da maison madrilenha, ocupando o lugar do também britânico Stuart Vevers, que se manteve no cargo de julho de 2007 a junho de 2013, momento em que anunciou sua saída, rumo à direção criativa da americana Coach. Um balanço com tons de despedida, que Anderson finalizou confirmando o “fim” de seu “capítulo” como diretor criativo da Loewe.
“Há onze anos, tive a oportunidade mais incrível: escrever um capítulo em uma história que já tem 179 anos”. Após receber essa incumbência, das mãos da LVMH, a holding multinacional francesa especializada no setor do luxo, proprietária da maison espanhola desde 1996, e assumir a liderança do departamento de design da marca, “desde o meu primeiro dia na Loewe, encontrei almas gêmeas no estúdio de design e na oficina, cujos talentos eram, e continuam sendo, insuperáveis”, e a eles, “obrigado por compartilharem sua arte”. A partir daí, e “durante os últimos onze anos, tive a sorte de estar cercado por pessoas com a imaginação, as habilidades, a tenacidade e a engenhosidade necessárias para encontrar a maneira de dizer ‘sim’ a todas as minhas ideias ambiciosas”; mas “olhando para trás, percebi que uma marca não se constrói no primeiro desfile, nem mesmo no primeiro ano de desfiles, mas sim lentamente, temporada após temporada, ano após ano, sobre o que é correto para a marca”.
A esse respeito, e sobre seu trabalho particular fazendo esse “certo” à frente da Loewe, “uma das conquistas das quais mais me orgulho é o lançamento do ‘Craft Prize’”, um prêmio à artesania a partir do qual se conseguiu criar “uma plataforma que realmente apoia e dá visibilidade a uma artesania em extinção, aos jovens criadores, aos antigos mestres e às novas ideias”. Um trabalho pelo qual “gostaria de agradecer à equipe da Fundação, aos membros do Júri e ao painel de especialistas por seu tempo e dedicação”, com os quais contribuíram para dar forma a uma premiação cuja criação não respondia a nada mais do que a visão criativa global que Anderson idealizou para a Loewe. Uma marca para a qual, adverte, “desde o primeiro dia, ambicionei criar uma marca cultural”; uma ideia que se baseou “em grande parte na confiança e na generosidade dos numerosos artistas, artesãos, fundos de coleções privadas, fundações, museus e galerias que contribuíram com seu trabalho” para dar forma a essa ideia, pelo que “sou sinceramente grato a todos”.
Finalizando sua mensagem, Anderson agradece “a todos que me apoiaram, a mim e à minha visão, e a todas as pessoas que tornaram possível cada desfile”, assim como “àqueles que participaram de campanhas, escreveram artigos, compraram peças ou simplesmente curtiram as publicações”, porque “vocês tornaram isso possível”. “Dizem que tudo o que é bom tem um fim, mas eu discordo”, conclui o designer britânico, e é que “enquanto o meu próprio capítulo chega ao fim, a história da Loewe continuará por muitos anos, e eu a seguirei com orgulho”.
Confirmação por parte da Loewe
À extensa carta divulgada pelo agora ex-diretor criativo da Loewe, seguiu-se a confirmação de sua saída da direção criativa da Loewe, feita tanto pela própria direção da maison madrilenha quanto pela holding internacional francesa LVMH. Marca e grupo que não hesitaram em celebrar o bom trabalho que Jonathan Anderson realizou ao longo dos últimos 11 anos para ambas as partes, embora, assim como o próprio designer norte-irlandês em relação a si mesmo, sem adiantar ou revelar qual será o novo rumo da Loewe e de seu departamento de design após este final de etapa. Um final de capítulo para o qual continuam fortes os rumores que apontam para a próxima nomeação de Jonathan Anderson como novo diretor criativo da Dior, especulações que não foram confirmadas nem desmentidas por nenhuma das partes nestes últimos comunicados, nos quais não se faz menção alguma ao próximo capítulo criativo da Loewe, nem ao novo futuro que se abre agora para o designer norte-irlandês.
“Sou incrivelmente grata a Jonathan Anderson pelos onze anos de criatividade, paixão e dedicação incomparáveis que dedicou à Loewe”, reconheceu Pascale Lepoivre, diretora executiva da Loewe desde 2016, por meio de declarações fornecidas pela própria direção da marca madrilenha. “Com ele como diretor criativo, a Maison alcançou novos patamares de reconhecimento internacional”, graças a criações tão únicas como “a bolsa ‘Puzzle’, que celebra seu décimo aniversário”, tornando-se “um verdadeiro ícone” e referência “dos códigos da marca que ele criou, baseados na artesania ”, e que “perdurarão como seu legado”.
“Tive o prazer de trabalhar com alguns dos grandes diretores artísticos dos últimos tempos e considero Jonathan Anderson como um dos melhores”, afirma Sidney Toledano, CEO da divisão de moda da LVMH e que atua como conselheiro estratégico e assessor pessoal de Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH. “O que ele trouxe para a Loewe vai além da criatividade”, e é que, ao longo dos últimos 11 anos, Anderson “construiu um universo rico e eclético com fortes raízes na artesania , o que permitirá à Maison prosperar muito além de sua partida”.
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- Jonathan Anderson deixou o cargo de diretor criativo da Loewe após 11 anos, marcando o fim de um capítulo importante na história da marca.
- Durante sua gestão, Anderson revitalizou a Loewe, lançando ícones como a bolsa Puzzle e criando o 'Craft Prize', que apoia a arte e a artesanato.
- A saída de Anderson deixa um legado de criatividade e inovação na Loewe, embora o futuro da marca e do próprio designer ainda seja incerto.