Nike reformula equipe executiva para otimizar operações
A Nike, Inc. anunciou uma série de grandes mudanças na liderança sênior com o objetivo de otimizar operações, acelerar a tomada de decisões e fortalecer a conexão da empresa com consumidores e atletas.
Em nota aos funcionários, o presidente e CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Elliott Hill disse que a reestruturação foi projetada para “remover camadas” e posicionar a Nike para operar como uma organização mais ágil e habilitada pela tecnologia.
No centro das mudanças está a criação de um novo cargo — vice-presidente executivo e COO (diretor de operações, na sigla em inglês) — com vigência a partir de 8 de dezembro. Venkatesh Alagirisamy (“Venky”), veterano com quase 20 anos de Nike e atual diretor de cadeia de suprimentos, assumirá a posição. Além de liderar a cadeia de suprimentos, planejamento, operações, fabricação e sustentabilidade, Alagirisamy agora supervisionará a tecnologia, conectando as capacidades digitais da empresa de ponta a ponta na criação de produtos, planejamento, produção e distribuição. A mudança integra a tecnologia mais profundamente à estratégia esportiva central da Nike e elimina o cargo de vice-presidente executivo e CTO (diretor de tecnologia, na sigla em inglês). Como resultado, a Dra. Muge Dogan deixará a empresa.
Em outra mudança importante, os líderes seniores das quatro geografias globais da Nike — Angela Dong (Grande China), Carl Grebert (EMEA), Tom Peddie (América do Norte) e Cathy Sparks (APLA) — se juntarão à equipe de liderança sênior, reportando-se diretamente a Hill. A decisão visa aproximar a liderança dos consumidores em todo o mundo e acelerar a execução nos mercados. Com essa mudança, a Nike eliminará o cargo de vice-presidente executivo e diretor comercial, atualmente ocupado por Craig Williams, que deixará a empresa.
As vendas globais e a Nike Direct ficarão agora sob a responsabilidade do vice-presidente executivo e CFO (diretor financeiro, na sigla em inglês) Matt Friend, que, segundo Hill, traz profunda experiência comercial e estratégica. A consolidação dessas funções com as finanças visa garantir que os insights do mercado — de lojas, canais digitais e parceiros atacadistas — influenciem diretamente a estratégia corporativa e as decisões de investimento.
Hill destacou que a reestruturação está focada no crescimento, na ofensiva competitiva e no fortalecimento da execução de mercado da Nike como parte de suas iniciativas mais amplas de “Win Now”. “Essas mudanças representam a eliminação de camadas e um melhor posicionamento da Nike para continuar a ter um impacto da maneira que apenas a Nike pode”, disse ele, acrescentando que a equipe de liderança recém-configurada está mais bem alinhada para impulsionar velocidade, colaboração e urgência em toda a empresa.
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- A Nike anunciou uma reestruturação significativa na liderança sênior para otimizar operações, acelerar decisões e fortalecer a conexão com consumidores e atletas.
- Foi criado um novo cargo de vice-presidente executivo e COO, assumido por Venkatesh Alagirisamy, que integrará a tecnologia à estratégia central da Nike, eliminando o cargo de CTO.
- Os líderes das quatro geografias globais da Nike e as vendas globais/Nike Direct agora se reportarão diretamente ao CEO e CFO, respectivamente, para aproximar a liderança dos consumidores e acelerar a execução no mercado.