Tay Borges - uma trajetória dedicada à moda e à imagem - é autora do livro Strike a Pose
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Tay Borges, que tem um vasto currículo de moda, iniciou suas atividades profissionais como modelo. Hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo, além de ser professora na Universidade Belas Artes em São Paulo, nos cursos de formação em Consultoria de Estilo, Personal Stylist. Autora do workshop que originou o livro Strike a Pose, a profissional deu uma entrevista exclusiva ao FashionUnited. Leia a seguir.
FashionUnited: fale sobre a importância da imagem
Já é quase clichê falar da importância da imagem, mas é real. Formamos nossa opinião sobre o outro em poucos segundos. E em um mundo que temos cada vez menos tempo, o que vai fazer alguém que você quer falar, parar e decidir te dar atenção? São decisões ultra rápidas, principalmente no mundo corporativo, então precisamos aproveitar cada oportunidade.
Estamos em um mundo hiperconectado, como nossa imagem cada vez mais exposta. Não vejo um cenário de retração, ao contrário, ficaremos cada vez mais expostos, então direcionar nossa imagem e cuidar com o que comunicamos é mais do que essencial. É necessário.
Como surgiu a ideia de desenvolver um livro apenas para o posicionamento em fotos? Foi um nicho de mercado que encontrou?
Como tenho carreira como modelo, recebia muitas perguntas sobre como posar para fotos. Percebi então uma carência de informações sobre o assunto e uma oportunidade de trabalho, um nicho. Então tive a ideia do workshop, para auxiliar as pessoas a posarem para fotos. Mas durante o desenvolvimento do projeto, minhas expertises de MKT e Imagem pessoal acabaram sendo adicionadas, afinal, uma foto é muito mais do que uma pose. Engloba inúmeros outros elementos como cenário, iluminação, roupas, objetos de cena e muito mais. E cada elemento tem sua própria comunicação. Então se apropriar deles para direcionar a sua imagem e posicionar da maneira como queremos ser vistos de maneira estratégica, é um grande diferencial. Deixar ao acaso pode trazer ruídos de imagem que podem impactar em nossa carreira e negócio negativamente.
O livro surgiu a partir de quando?
O workshop surgiu primeiro, com a ideia apresentada para o Centro Universitário Belas Artes, e tivemos a primeira edição em 2018. Com o sucesso do workshop, que é presencial, quis alcançar mais pessoas. O livro pode chegar em qualquer lugar, inclusive no exterior. Ele foi desenvolvido para que o leitor consiga identificar o que faz mais sentido para ele no desenvolvimento da estratégia de sua imagem, o que fica melhor para sua silhueta e se auto aplicar as soluções. Com um roteiro que ele vai personalizando com as descobertas durante a leitura do livro. Assim ao final da leitura, quando for fazer uma sessão de fotos, todos os direcionamentos estarão ali já prontos para serem seguidos. É um livro ideal para ter sempre à mão, pois sempre deve ser consultado. Não é um livro que você lê e guarda. O Strike a Pose é extremamente útil.
Qual a importância no universo corporativo do correto posicionamento em fotos?
Em um ambiente tão competitivo, seleto, com poucas oportunidades, quando ela aparece você precisa estar pronto. Imagem lapidada é diferencial. Sabemos que não adianta apenas ser, parecer também é necessário. Ou seja, mesmo com muita competência, uma pessoa pode ser preterida ao cargo em relação a outro talento com o mesmo potencial, caso a imagem do outro esteja mais adequada, estrategicamente falando. Sentimos mais confiança e isso não é de forma racional. Quando ativamos os elementos certos de comunicação não verbal, símbolos universais, códigos da área, de comunicar que pertencemos àquele lugar, no caso, o cargo. E a fotografia do profissional precisa estar alinhada com seus pilares, evitando uma incongruência, que pode causar confusão no interlocutor e um ruído na comunicação. O resultado pode ser uma sensação de que algo não está certo ali, novamente de forma não racional, gerando desconfiança.
Tem planos de um segundo livro? Seria um desdobramento deste primeiro?
Sim. Um focado no público masculino, que encontra ainda menos informações e outro para fotos profissionais.
Conte-nos sobre sua formação e atuação na moda.
Sou Consultora de Imagem e Estilo especializada em Visagismo com Claude Juillard, Paris. Fiz pós-graduação em Fashion Buying; Merchandising pela Fashion Retail Academy, de Londres, e uma especialização em Fashion Cool Hunting pela Central Saint Martins, também de Londres. Também sou graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.
Tenho mais de 20 anos de experiência na moda, desde cedo tive uma relação bem próxima com este universo. Mudei-me para Paris aos 16 anos de idade para trabalhar como modelo e desde então nunca mais parei. Foram mais de 15 anos desfilando e trabalhando em editoriais para revistas como Vogue, Elle, Cosmopolitan e Harper’s Bazaar. Desfilando por todo o mundo, já morei em cidades como Paris, NY, Milão, Hamburgo e Tókio.
Mudei para o outro lado das câmeras, após graduar-me em Marketing, trabalhando em diversas agências de publicidade. Tive importantes clientes de moda como Dafiti, Cori, Michael Kors, Calvin Klein, Jack Vartanian e o Grupo LVMH. Atuo também como Fashion Stylist e Personal Shopper para brasileiras com alto poder de compra, e dou Treinamentos de Estilo para o Varejo de Moda para marcas como Dzarm, PatBo e Apartamento 03.