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Como deixar a vitrine da sua loja mais atraente

By Marjorie van Elven

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Varejo

Engana-se quem pensa que as vitrines só servem para destacar produtos à venda na loja e informar os transeuntes sobre uma eventual promoção. Quando bem feito, o design de vitrines é uma excelente ferramenta de branding, convidando o consumidor não apenas a adentrar a loja, mas todo o universo da marca.

Tem mais: um estudo de 2003 publicado no periódico Journal of Business Research apontou que vitrines decoradas de forma criativa são o fator que mais leva consumidores a comprar algo por impulso. Pois é, nem mesmo uma generosa oferta ou desconto exerce tanto poder de atração.

A tarefa de montar uma vitrine atraente pode parecer hercúlea para pequenos varejistas com restrições de orçamento, mas é possível, sim, fazer uma decoração convidativa sem ir à falência. A FashionUnited conversou com duas especialistas do ramo para descobrir como.

Foto: divulgação Omar Munie

Menos é mais

Grandes lojas de departamento como a Harrods (Londres) e Bergdorf Goodman (EUA), conhecidas por suas vitrines extravagantes, podem nos levar a acreditar que quanto mais chamativa a vitrine, melhor. Para Lyn Falk, presidente da RetailWorks Inc, uma empresa de consultoria em branding e design dos EUA, “as vitrines que mais funcionam são simples”. Ela diz que uma vitrine deve “chamar a atenção do transeunte em no máximo três segundos e prender sua atenção apenas o tempo suficiente para despertar a ação desejada, que é entrar na loja”. Uma vitrine de cair o queixo, cheia de objetos que se movem, pode até fazer com que as pessoas parem para olhá-la e fotografá-la, mas não necessariamente significa que as pessoas vão entrar na loja e comprar alguma coisa.

Foto: Miguel Jimenez

Mude sua vitrine com frequência, mas não o tempo todo

Há quem acredite que seja necessário trocar o visual da vitrine uma vez por mês. De novo, isso não é uma regra a ser seguida à risca por todos os varejistas. A frequência de renovação da vitrine tem de levar em conta o ponto da loja: quanto mais movimentada a rua, maior a frequência. “A não ser que sua loja esteja numa avenida muito movimentada, mudar totalmente a vitrine a cada mês só vai devorar o seu orçamento e diluir o impacto de cada versão”, avisa Gemma Bidauville, Diretora Criativa da Millington Associates, agência de design de vitrines de Londres que já trabalhou com pesos pesados do varejo como Harrods, Mulberry e Jil Sander. “Você pode renovar a vitrine a cada estação, apenas trocando alguns detalhes ou cores de tempos em tempos. Não é preciso trocar tudo”.

Foto courtesy Maison Alaïa

Foto: Alexander Sporre Photography

Boa luz é essential

Mesmo a decoração mais impressionante do mundo perderá a graça se não for devidamente iluminada. “A iluminação faz a vitrine, errar na iluminação realmente pode botar tudo a perder. Não economize nessa parte, achando que é apenas um detalhe”, alerta Bidauville. Falk recomenda usar spots de LED direcionáveis, para que você possa ir apontando a luz para cantos diferentes conforme a necessidade.

Foto: Millington Associates

A vitrine deve contar uma história

“As vitrines que mais geram vendas são aquelas que têm um tema, seja uma cor, formato, estilo ou categoria de produto”, diz Falk. “Elas têm que contar uma história, comunicar uma ideia”. Não basta apenas escolher bem as roupas a colocar nos manequins: é preciso também usar objetos que ajudem a contar a história desejada.

Foto: divulgação Chasin’

Foto: Pexels

Adicione um elemento-surpresa

Falando em objetos, ambas as especialistas recomendam que os varejistas coloquem um elemento inusitado na vitrine -- desde que o tal objeto se encaixe no tema ou na história sendo contada, claro. “Agora que todo mundo anda com smartphones no bolso, adicionar um elemento surpresa se tornou ainda mais importante, pois as pessoas gostam de tirar fotos de coisas diferentes. Quando elas postam a foto da sua vitrine no Instagram, estão fazendo propaganda de graça para você. Por isso, não se limite a mostrar seus produtos em araras, prateleiras ou manequins. Pense fora da caixa”, diz Baudeville. “Você pode colocar uma cama no meio da vitrine para vender pijamas, por exemplo”.

Foto: divulgação Hunter

Camadas, camadas, camadas

Fazer uma decoração em “camadas” é uma ótima estratégia para deixar a vitrine mais interessante visualmente. “Você pode usar um painel vinílico ao fundo, aí colocar os manequins, mercadorias e objetos na frente dele, e terminar com um outro fundo, ainda mais alto que o primeiro, para formar uma terceira camada”, explica Falk. “Dessa forma sua vitrine chama a atenção dos pedestres, de quem está passando pela rua de carro e de quem está na calçada do outro lado da rua”. Além das camadas, ela também recomenda organizar os itens em grupos com números ímpares (três, cinco ou sete) pois isso ajuda a dar uma sensação de movimento para a composição.

Foto: Pexels

Repetição, contraste e movimento

Por último, Falk diz que os varejistas não podem se esquecer dos três princípios básicos do design: repetição, contraste e movimento. “Repetir um item, objeto ou uma cor, usando-o mais de uma vez na composição, é algo que sempre funciona”, diz ela. Já o contraste ajuda a criar um foco para o olhar. Ele pode ser atingido de diversas formas: contraste entre cores (preto e branco, por exemplo), tamanhos (grande versus pequeno) ou através da luz. Caso o orçamento permita, considere também colocar algo que se movimente na vitrine. “Nossos olhos sempre são atraídos para coisas em movimento. É por isso que tantas lojas estão colocando telas em suas vitrines para exibir vídeos”, explica Falk.

Foto principal: Pexels

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