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Conecta C&A implanta soluções inovadoras de varejo

By Marta De Divitiis

11 de jan. de 2021

Varejo

A C&A Brasil encerrou a primeira edição do programa Conecta C&A, realizado em parceria com a Endeavor, rede global de empreendedores à frente de escale-ups (empresas de alto crescimento - 20 por cento ao ano, em três anos seguidos, empregando mais de 9 pessoas) e dele resultou uma série de inovações.

O programa, do qual participaram 7 scales-ups, durou cinco meses, com mentorias de representantes da varejista e da Endeavor (em mais de 60 horas de trabalho com mais de 50 profissionais), em encontros online, coletivos e individuais. Como resultado, várias propostas estão em testes e dois dos projetos já foram lançados: “Tudo Combinado”, com a scale-up Winnin e a Assistente Virtual da C&A do Mindset 7, criada com a scale-up Catwalk.

Live no Youtube e Inteligência Artificial

"Tudo Combinado”, apresentado pelas atrizes Fernanda Souza, Fernanda Rodrigues e Giovana Lancelotti, e é uma venda em Live diferente, que parte dos desejos e necessidades das clientes, aumentando a conexão com a consumidora, gerando visibilidade para a marca e aumentando o interesse na compra. O conceito do programa - que estreou em setembro de 2019 - foi projetado a partir de dados coletados por Inteligência Artificial. O "Tudo Combinado" teve o maior número de visualizações e engajamento no Youtube, no perfil da marca, nos últimos 12 meses.

A Assistente Virtual do Mindset 7 usa a Inteligência Artificial para compreender o perfil da cliente sugerindo roupas, acessórios e calçados em linha. Entre as atribuições está o auxílio na montagem de looks, buscar peças similares em cores e tamanhos, informar os detalhes de modelagem e tecidos e até mesmo oferecer dicas de moda e estilo. A iniciativa no momento está em fase piloto.

Marketing regional e mudanças internas

Com a Bornlogic desenvolveram o programa "Gerentes Digitais”, com a proposta de descentralizar o marketing personalizando a produção de materiais regionais, com o apoio de uma ferramenta de controle de qualidade. O release de divulgação destacou que em dois meses foram produzidos mais de 700 conteúdos engajando 400 mil pessoas e gerando 20 mil cliques para o WhatsApp.

Com a Pulses, a varejista buscou melhorar o RH - Recursos Humanos - por meio de pesquisas de clima organizacional e de engajamento, oferecendo mais autonomia durante a reabertura das lojas físicas. Com a Revex, desenvolveu uma gestão mais rápida e assertiva das escalas de trabalho, alinhadas com as diferentes leis trabalhistas de cada município (o tempo médio de montagem de escala pulou de 1h30 para 10 minutos). Já em parceria com a Looqbox trabalhou para disponibilizar uma ferramenta para simplificar e massificar as informações (especialmente os relatórios internos).

Com a Harmo desenvolveu uma tecnologia de avaliações online realizadas pelas clientes. De janeiro a agosto de 2019 a empresa analisou mais de 30 mil avaliações para melhorar a experiência de compra.

Fotos: cortesia C&A

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