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Crescimento do mercado de luxo impulsionado por experiências e negócios emergentes

O mercado global de luxo está robusto, com projeção de atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, impulsionado por uma mudança em direção ao engajamento orientado por experiências e ao bem-estar
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Mercado de luxo em países emergentes Créditos: FashionUnited, Imagem gerada com o auxílio de IA
By Prachi Singh

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O mercado global de luxo permanece resiliente apesar das contínuas perturbações macroeconômicas e geopolíticas, avaliado em 1,5 trilhão de dólares em 2025, segundo o relatório World Market for Luxury Goods 2025 da Euromonitor International.

A indústria está atualmente passando por uma transformação significativa, mudando de vendas puramente centradas em produtos para um engajamento orientado por experiências, com "bem-estar, estilo de vida e ressonância emocional... emergindo como novos marcadores de status", observa Fflur Roberts, gerente de insights globais para bens de luxo na Euromonitor International.

As lojas físicas representaram 81 por cento das vendas de bens de luxo pessoais em 2025, destacando a importância duradoura do engajamento presencial; notavelmente, 52 por cento dos compradores de alta renda preferem comprar moda em lojas físicas, um salto em relação aos 36 percentuais de 2023.

Crescimento em mercados emergentes e luxo experiencial

Entre os mercados de crescimento mais rápido, África do Sul (15 por cento), Índia (10 por cento) e Emirados Árabes Unidos (nove por cento) estão na liderança. A Índia, em particular, está emergindo como um player significativo, com o valor total de seu mercado de luxo projetado para atingir 12,1 bilhões de dólares até 2025 e com expectativa de atingir uma impressionante taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de 74 por cento durante o período de previsão.

Os gastos com luxo em geral estão mudando para categorias experienciais, à medida que os compradores mais jovens buscam cada vez mais experiências únicas em vez de produtos. O luxo experiencial, incluindo viagens e hotelaria de luxo, foi o segmento de crescimento mais rápido, crescendo oito por cento em 2025 para atingir 103 bilhões de dólares.

Novos segmentos de consumidores

O setor de luxo está sendo cada vez mais influenciado pela faixa etária de 60+, que está crescendo em afluência e busca sofisticação e indulgência por meio de ofertas de luxo que melhoram sua qualidade de vida, como viagens de bem-estar e skin care de luxo inclusivo para todas as idades. Isso, combinado com a virada do consumidor em direção a experiências e estilo de vida como novos marcadores de status, está levando as marcas a reimaginar suas lojas físicas como destinos culturais que oferecem hospitalidade de alto padrão e serviço de nível de concierge.

Roberts concluiu que o crescimento futuro do setor de luxo "dependerá de sua capacidade de se adaptar a essas oportunidades de consumo em evolução" repensando as experiências premium sob a ótica da longevidade e da indulgência consciente.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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