• Home
  • Notícias
  • Varejo
  • Di Santinni - multimarcas de calçados - projeta expansão por meio de franquias

Di Santinni - multimarcas de calçados - projeta expansão por meio de franquias

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Varejo

Fachada da loja Credits: cortesia Di Santinni

A Di Santinni, a terceira maior rede de calçados do Brasil, projeta chegar a 140 lojas até o final do ano com presença em todos os estados do país, além do Distrito Federal, registrando um crescimento de 15 por cento no negócio. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 20 de franquia, a marca conta com 127 unidades e está presente em 21 estados brasileiros.

“Estamos sempre trabalhando em conjunto com nossos franqueados, não só pelo abastecimento inteligente, com grade aberta do estoque, mas também buscando um crescimento da margem de lucro, sem afetar o valor final para os consumidores”, comenta Viviane Queiroz, diretora de expansão da marca, no release de divulgação.

Parte dessa maior lucratividade deve-se pela gestão de suprimentos ter o apoio do time de compras da Di Santinni, diminuindo a margem sobre o preço de venda e, assim, garantindo uma margem saudável aos franqueados da marca. Além disso, é feita uma negociação ajustada com os fornecedores devido ao grande volume de compra.

A Di Santinni vendeu no ano passado mais de 10,5 milhões de pares de sapatos em 122 lojas - entre próprias e franqueadas - em todas as regiões do Brasil. Para 2024, a varejista estima uma crescente de 10 por cento nas vendas dos sapatos.

Em 2023, o mercado de franquias cresceu 13,8 por cento atingindo um faturamento de 240 bilhões de reais. Para este ano, o setor está otimista projetando um aumento de 10 percentuais nas receitas e 5,5 por cento na geração de empregos. O segmento de moda, por sua vez, cresceu 12,2 percentuais no ano passado, segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising.

Visão interna da loja Credits: cortesia Di Santinni

Tecnologia é diferencial para atendimento e rentabilidade

A empresa desenvolveu a sua própria tecnologia e modelo operacional - o DS Smart - responsável por, sozinho, aumentar a rentabilidade em 4 por cento de cada loja, e também reduziu o tempo de busca e entrega do produto ao consumidor para apenas um minuto.

Com ela, o pedido é feito no sistema instalado no smartphone do vendedor e recebido pelo estoquista, que encaminha o produto por um escorregador até o nível da loja. Essa operação permite oferecer um atendimento personalizado, ágil e com total integração desde o início até o fechamento da venda. O DS Smart tem também uma base de Inteligência Artificial que, ao entender o perfil do cliente, oferece produtos que incrementam a compra. ”Dessa forma conseguimos otimizar o tempo da loja aumentando a nossa produtividade e o franqueado também sai ganhando com maior possibilidades de vendas”, completa Viviane no mesmo informe.

Apoio 24h ao franqueado

A equipe da Di Santinni conta com suporte 24 horas e sete dias por semana ao seus franqueados e também oferece um aplicativo desenvolvido para auxiliar na gestão da loja, que é conectado direto com as informações fornecidas pela DS Smart.

Além disso, com análises geomarketing para estar no melhor ponto da cidade, o time de expansão da empresa compila todos os dados de público e de cada bairro da cidade em que será aberta a loja para poder analisar e decidir o melhor local. Mesmo após a abertura, a Di Santinni dedica uma equipe para acompanhar de perto a saúde financeira com ações de prevenção e correção para evitar futuros problemas financeiros.

Oferece ainda treinamentos frequentes que vão desde a operação da loja até a própria gestão no dia a dia, além de clínicas e workshops recorrentes. “Dessa forma, garantimos alinhamento para que as estratégias da marca sejam executadas na ponta, com maior engajamento do franqueado e do time, com fácil percepção pelos nossos clientes”, destaca a diretora no informativo. O investimento numa franquia é a partir de 700 mil reais, com taxa de franquia de 55 mil reais. O prazo de retorno se dá em 24 meses.

Fundada em 1980, a Di Santinni é uma varejista tradicional de calçados que conta com mais de 2,5 mil colaboradores e mais de 4 milhões de clientes mensais. Conta com o selo de Excelência da ABF pelo 2º ano consecutivo e tem como objetivo levar a moda para todos os públicos, com preços acessíveis.

Calçados
Di Santinni
franquias
moda popular