• Home
  • Notícias
  • Varejo
  • Escola de Varejo Ablos inicia novas turmas e expande alcance dos cursos

Escola de Varejo Ablos inicia novas turmas e expande alcance dos cursos

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Varejo

Foto: Daneia Archanjo, da Ablos e formandos da primeira turma de Gestão de Varejo, cortesia Ablos

A Escola de Varejo Ablos - Associação Brasileira de Lojistas Satélites - em parceria com o Centro Universitário Assunção - Unifai, um dos braços educacionais da Fundação São Paulo, mesma mantenedora da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), formou a primeira turma do curso de extensão em Gestão de Varejo.

Diante do sucesso que o curso fez entre os lojistas e gerentes, já foi marcada a próxima edição (segunda semana de março). Além da segunda turma do curso para gerentes, também terá início o curso para vendedores (Formação em Atendimento de Varejo), voltado para equipe de vendas de lojas de Shopping e de rua de todo Brasil, com inscrição e aulas online.

“Os cursos foram desenvolvidos na modalidade remota, com algumas aulas práticas em lojas laboratoriais e onde não tiver, poderão ser realizadas visitas guiadas para levarmos a escola para todo o Brasil. Nosso objetivo é alcançar um grande número não só de gerentes e vendedores que já estão no varejo, como aqueles que pretendem entrar no mercado” explica Mauro Francis, presidente da Ablos. “Queremos formar colaboradores com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados, o que é uma necessidade do setor”, detalha o executivo.

Nosso objetivo é alcançar profissionais que já estão no varejo e aqueles que pretendem entrar no mercado

Mauro Francis, presidente da Ablos

“Ambos os cursos tem como objetivo possibilitar que profissionais do mercado de varejo de moda desenvolvam competências para as vendas e atividades voltadas para a realidade do cotidiano de loja, além de prepará-los para atuarem de forma satisfatória e estratégica, trazendo resultados que beneficiam a todos. Durante três meses serão abordados conteúdos teóricos e práticos a fim de possibilitar o aprimoramento de quem deseja uma carreira significativa e promissora”, detalha a Professora Doutora Valéria Batista, pró-reitora de Pós Graduação do Unifai.

Os conteúdos serão desenvolvidos 98 por cento em aulas on-line, ao vivo, e 2 por cento em aulas presenciais, em “loja laboratório”, com aulas práticas. Além de São Paulo, em parceria com lojistas associados, lojas serão montadas em capitais estratégicas e caso o aluno esteja em outro local onde não tenham as lojas laboratoriais, visitas guiadas serão realizadas simultaneamente.

“Conhecer os produtos, o perfil dos clientes, entender a importância da organização da loja, com as peças separadas por tamanho, cores e modelos, problemas que a colocação errada de etiquetas podem gerar na hora de fazer um inventário, a importância da VM (visual merchandising), saber contratar as equipes dentro de um perfil adequado, entender o objetivo das metas de vendas, a importância de pensar de forma estratégica dentre outros processos fundamentais para o bom desempenho desses profissionais, foram assuntos discutidos na elaboração das disciplinas”, explica Daniela Archanjo, diretora executiva da Ablos e responsável por desenvolver o projeto junto com a Unifai.

Segundo último levantamento feito pelo setor, o país conta com 628 Shoppings Centers e 15 que serão inaugurados em 2023, totalizando mais de 115 mil lojas em todo o território nacional. As inscrições estão disponíveis no site da Unifai.

Ablos
Daniela Archanjo
Escola de VarejoAblos
Mauro Francis
Unifai