Escola de Varejo Ablos inicia novas turmas e expande alcance dos cursos
loading...
Foto: Daneia Archanjo, da Ablos e formandos da primeira turma de Gestão de Varejo, cortesia Ablos
A Escola de Varejo Ablos - Associação Brasileira de Lojistas Satélites - em parceria com o Centro Universitário Assunção - Unifai, um dos braços educacionais da Fundação São Paulo, mesma mantenedora da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), formou a primeira turma do curso de extensão em Gestão de Varejo.
Diante do sucesso que o curso fez entre os lojistas e gerentes, já foi marcada a próxima edição (segunda semana de março). Além da segunda turma do curso para gerentes, também terá início o curso para vendedores (Formação em Atendimento de Varejo), voltado para equipe de vendas de lojas de Shopping e de rua de todo Brasil, com inscrição e aulas online.
“Os cursos foram desenvolvidos na modalidade remota, com algumas aulas práticas em lojas laboratoriais e onde não tiver, poderão ser realizadas visitas guiadas para levarmos a escola para todo o Brasil. Nosso objetivo é alcançar um grande número não só de gerentes e vendedores que já estão no varejo, como aqueles que pretendem entrar no mercado” explica Mauro Francis, presidente da Ablos. “Queremos formar colaboradores com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados, o que é uma necessidade do setor”, detalha o executivo.
Nosso objetivo é alcançar profissionais que já estão no varejo e aqueles que pretendem entrar no mercado
“Ambos os cursos tem como objetivo possibilitar que profissionais do mercado de varejo de moda desenvolvam competências para as vendas e atividades voltadas para a realidade do cotidiano de loja, além de prepará-los para atuarem de forma satisfatória e estratégica, trazendo resultados que beneficiam a todos. Durante três meses serão abordados conteúdos teóricos e práticos a fim de possibilitar o aprimoramento de quem deseja uma carreira significativa e promissora”, detalha a Professora Doutora Valéria Batista, pró-reitora de Pós Graduação do Unifai.
Os conteúdos serão desenvolvidos 98 por cento em aulas on-line, ao vivo, e 2 por cento em aulas presenciais, em “loja laboratório”, com aulas práticas. Além de São Paulo, em parceria com lojistas associados, lojas serão montadas em capitais estratégicas e caso o aluno esteja em outro local onde não tenham as lojas laboratoriais, visitas guiadas serão realizadas simultaneamente.
“Conhecer os produtos, o perfil dos clientes, entender a importância da organização da loja, com as peças separadas por tamanho, cores e modelos, problemas que a colocação errada de etiquetas podem gerar na hora de fazer um inventário, a importância da VM (visual merchandising), saber contratar as equipes dentro de um perfil adequado, entender o objetivo das metas de vendas, a importância de pensar de forma estratégica dentre outros processos fundamentais para o bom desempenho desses profissionais, foram assuntos discutidos na elaboração das disciplinas”, explica Daniela Archanjo, diretora executiva da Ablos e responsável por desenvolver o projeto junto com a Unifai.
Segundo último levantamento feito pelo setor, o país conta com 628 Shoppings Centers e 15 que serão inaugurados em 2023, totalizando mais de 115 mil lojas em todo o território nacional. As inscrições estão disponíveis no site da Unifai.