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Estudo do Mercado Livre aponta Moda como atrativo para novos usuários

By Marta De Divitiis

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Varejo

Pesquisa realizada pelo Meli Data, do Mercado Ads, unidade de negócios do e-commerce Mercado Livre dedicada à publicidade, mostrou que mensalmente são registrados 27 milhões de usuários interessados em produtos de moda.

O estudo foi realizado de junho a agosto de 2020 e, de acordo com o release de divulgação, apontou que sete entre dez consumidores de moda online acessaram a plataforma. Diariamente foram realizadas 4 milhões de buscas por moda, 4 mil por minuto. De acordo com o release de divulgação, o segmento de moda é um dos que mais atraem novos usuários, sendo que o índice de recompra é superior a 50 por cento em relação às demais categorias.

O crescimento das vendas nessa área foi de 54 por cento em relação ao ano anterior somando 2,6 milhões de ordens de compra e 3 milhões de itens vendidos mensalmente. Entre os itens mais procurados estão os calçados (28 por cento); moda íntima e lingerie (com 12 percentuais de busca); bagagem e bolsas com 9 por cento, calças com 8 percentuais e camisetas e blusas com 5 por cento.

Pandemia aumenta a venda de peças confortáveis

Segundo Fernando Yunes, vice-presidente do Mercado Livre, o efeito da pandemia teve reflexo na busca por roupas estilo “comfy”, ou seja, mais confortáveis. “Neste período de isolamento social imposto pela COVID-19, notamos que este estilo de roupa teve uma busca três vezes maior, “disse o executivo. "Esses itens são a terceira maior fonte de novos compradores de moda, e a sétima categoria mais vendida dentro da seção", completa no informe.

Ainda segundo o estudo, 90 por cento dos consumidores buscam de forma genérica, sem desejar uma marca específica. ”Isso mostra a grande oportunidade para os vendedores do ecossistema. Muitos consumidores não estão em busca de etiquetas, o que possibilita uma fidelização a um novo anunciante", explica Yunes.

A maioria dos compradores são mulheres (58 por cento), entre 25 e 44 anos de idade (54 percentuais) sendo que o horário em que há um maior volume de vendas é entre as 19h e 23h. O meio de pagamento mais utilizado é o cartão de crédito (63 por cento). 73 por cento dos consumidores realizam as compras via app. "Não é por acaso que o push notification - mensagem pop up que aparece na tela do smartphone - é o formato publicitário de maior sucesso para Moda", aponta o executivo. "Ele atrai três vezes mais visitas às lojas oficiais, gera um crescimento no volume bruto de mercadoria de até quatro vezes, e possibilita um retorno médio de investimento três vezes maior", finaliza o vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

O Mercado Livre, fundado em 1999, é uma empresa de tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, oferecendo soluções de compra e venda, pagamentos, anúncios e envio de produtos e serviços por meio da Internet. A empresa conta com várias áreas de negócios: o marketplace Mercado Livre; a startup de produtos financeiros Mercado Pago; Mercado Envios; Mercado Livre Veículos, Imóveis e Serviços; Mercado Ads e Mercado Shops.

Fotos: Junko Nakase, Felipe Pelaquim/Unsplash

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