Frey investe pesado no setor de outlets: um passo estratégico na moda premium
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O grupo imobiliário francês Frey, um dos líderes europeus em outlets, anunciou a aquisição, por 410 milhões de euros, de três shoppings de outlets na Itália. Uma operação de alto valor que demonstra que o setor de outlets deixou de ser secundário e agora ocupa uma posição de destaque.
Três novos outlets no portfólio da Frey
Em 18 de agosto, a Frey anunciou a aquisição dos outlets Franciacorta (Lombardia), Valdichiana (Toscana) e Palmanova (perto de Trieste). Destinos de compras onde marcas premium como Calvin Klein, Adidas, K-Way e muitas marcas italianas liquidam seus estoques a preços reduzidos. A operação foi realizada com fundos geridos pela Blackstone e apoiada por uma parceria estratégica de 650 milhões de euros com a empresa de investimento e financiamento imobiliário Cale Street.
A importante transação adiciona 90 mil metros quadrados de espaço comercial e 11 milhões de visitantes anuais ao portfólio da Frey. Ao fortalecer sua presença no mercado de outlets, a Frey se torna um player fundamental no comércio da moda premium, já que também é proprietária da gestora ROS (Retail Outlet Shopping) e, desde 2025, do Designer Outlet Berlin, além de vários Shopping Promenades, onde os artigos são vendidos a preços regulares.
Outlets a solução para as marcas premium
De acordo com o European Outlet Industry Review 2025 (EOIR), publicado pela Ken Gunn Consulting, os shoppings de outlets tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. O relatório estima o faturamento das marcas nos 210 shoppings outlets da Europa em 23 bilhões de euros em 2024, cerca de 23 por cento a mais que em 2019 e 7,2 por cento a mais que em 2023.
Os outlets constituem um canal de crescimento estratégico para as marcas de moda, especialmente as marcas premium, que hoje enfrentam um mercado fragmentado entre luxo e fast-fashion, ou até mesmo ultra fast-fashion.
Com esse grande investimento, a Frey reforça um modelo em que a moda premium se torna mais acessível por meio dos outlets, uma maneira de essas marcas testarem estratégias de preços diferenciadas.
No entanto, ao querer aproveitar esse fluxo, o risco de banalizar a imagem da marca é grande. A composição da oferta do outlet continua sendo um dos critérios mais importantes na seleção de um local por uma marca, segundo uma pesquisa Ecostra/Magdus de 2024. Esse mix influencia a atratividade da marca, bem como o faturamento do outlet, outro critério importante para as marcas.
Entretanto, como lembra o estudo da Ecostra/Magdus, nem todos os outlets são fonte de satisfação para as marcas. Alguns foram avaliados de forma negativa pelas marcas entrevistadas na pesquisa, principalmente devido aos custos elevados e aos retornos insatisfatórios.
Frey a curadora
Assim como seus concorrentes, como McArthurGlen ou Value Retail, ao adquirir três importantes outlets na Itália, a Frey se torna um intermediário fundamental que define o mix de lojas, a arquitetura, a experiência do cliente e, portanto, a aura do local. Um papel central, visto que as marcas dependem cada vez mais da qualidade dos destinos para captar fluxos turísticos e de consumidores.
A Frey condiciona a visibilidade e o sucesso comercial das marcas presentes em seus outlets, pois atua como curadora e mantém o controle sobre a atratividade do local, graças à sua expertise em experiência de varejo.
Segundo Antoine Frey, CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) da Frey, os outlets italianos não são vistos como uma simples busca por pechinchas, mas como uma experiência de compra qualitativa que valoriza as marcas premium. É o que se depreende da declaração do executivo no comunicado que acompanha a operação: “A Itália é o principal mercado de outlets da Europa continental, um território onde as marcas mais sofisticadas encontram uma clientela local exigente, fiel e com alto poder aquisitivo. É também um mercado profundamente enraizado na cultura de varejo, com aptidão para compras ao ar livre, qualidade de serviço e oferta premium”.
Com mais de 360 milhões de euros de faturamento (nos últimos doze meses, até 31 de julho de 2025) gerado pelas marcas parceiras, os três outlets italianos se anunciam como um hub imperdível para as marcas premium, oferecendo à Frey uma plataforma única para captar uma clientela internacional.
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