Grupo Paquetá planeja expansão de lojas durante 2021
loading...
Responsável pelas marcas Dumond e Capodarte, o Grupo Paquetá planeja expandir o número de franquias durante o ano. Apesar da pandemia e suas consequências o grupo vê o cenário com otimismo. Enquanto a Dumond conta com 14 lojas e a Capodarte 65, a previsão é de aumento de 6 novas lojas Dumond e 9 novas unidades Capodarte até o fim de 2021. Já agora, em 12 de março, foi aberta uma loja Dumond em Sinop (MT) e em fins de abril será inaugurada uma Capodarte em Umuarama (PR).
A Capodarte em Umuarama será no Shopping Palladium, conduzida pela franqueada Gilva de Oliveira Figueiredo Zobiole. "Estou na fase de obras da minha primeira loja da Capodarte e estou muito ansiosa para esse novo desafio. Tenho certeza que será um sucesso e que será tudo muito lindo! Expectativas a mil. A Capodarte é uma marca que me encanta há muito tempo e que tem tudo que me fez querer fazer parte desse time, “diz a empresária.
Requisitos para abertura de franquia
Segundo Jonas Flávio, coordenador de expansão do Grupo Paquetá, cidades com mais de 100 mil habitantes estão no radar do grupo. "Além da disponibilidade financeira, o empresário interessado deve ser dinâmico, ter facilidade no relacionamento interpessoal e se identificar com o varejo", diz Flávio, com exclusividade ao FashionUnited. Segundo o executivo, o investimento necessário é de 350 mil reais mais o estoque inicial e a previsão do retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
Flávio explica que em 2020 a insegurança com a economia do país alterou a intenção de alguns dos candidatos a franquias de ambas as empresas. “Esses empresários resolveram aguardar e não investir em novas lojas”, disse. “Com o início da campanha de vacinação, mesmo vivendo uma segunda onda da pandemia, temos recebido interessados nas franquias. A expectativa é que o cenário melhore a partir do segundo semestre, para a abertura de mais lojas ”conclui.
Projetos digitais facilitam a jornada do cliente
Tais iniciativas complementam algumas ações que a empresa já vem realizando desde o ano passado, como o projeto batizado de Lia, em parceria com a Napp Solutions, startup brasileira de tecnologia. O Grupo Paquetá se aliou ao Google para a automação de uma solução que permite ao varejo físico expor seu catálogo de produtos diretamente nas buscas digitais, facilitando ao consumidor a decisão de ir até a loja mais próxima, de acordo com o release de divulgação.
A vitrine virtual do Google agora passa a trazer como primeiras opções lojas físicas próximas em até 10 km da pesquisa realizada (anteriormente somente as lojas on-line apareciam nas buscas). Mostrando os produtos em cores, tamanhos e preços que estão no estoque local do estabelecimento naquele momento. Já em uso, a solução pode ser conferida nas buscas digitais do Google.
O Grupo Paquetá teve início em 1945 na cidade gaúcha de Sapiranga, como uma pequena indústria de calçados. Ao longo de todos esses anos, a empresa cresceu, formando vários negócios: indústria, varejo e lojas próprias de calçados, além de lojas franqueadas. Contam com as marcas Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes, Esposende, Dumond e Capodarte.
Fotos: Cortesia Capodarte