Inditex abrirá suas primeiras lojas no Iraque em 2025
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A Inditex adiciona um novo mercado e estará presente em um total de 215 países ao final de 2025, com a abertura de suas primeiras lojas no Iraque. A informação foi antecipada esta manhã pelo CEO da proprietária da Zara, Óscar García Maceiras, durante a apresentação dos resultados anuais da empresa registrados durante seu último exercício completo de 2024.
Como parte de sua estratégia de crescimento e otimização dos seus canais comerciais, a multinacional espanhola Inditex, desembarcará no Iraque em 2025. Uma abertura de mercado que será realizada com todas as suas principais cadeias de moda, com a inauguração de suas respectivas primeiras lojas no país do Oriente Médio, dentro do shopping Iraq Mall. Um novo megacentro comercial, com cerca de 550.000 metros quadrados, que tem previsão de abertura para o final deste ano de 2025 em Bagdá, a capital do país, mais especificamente no distrito de Al-Dora, na margem sul do rio Tigre, com mais de cem restaurantes e 350 lojas, supermercados, apartamentos e até um hotel de luxo, com o objetivo de se destacar como o maior centro comercial e de lazer de toda a região.
“Estamos muito entusiasmados”, destacou Maceiras sobre a próxima chegada da Inditex ao Iraque. Um país que, à medida que as principais cadeias do grupo forem abrindo suas portas, se posicionará como o 215º mercado em que a multinacional espanhola estará presente, e o 98º no qual atuará através do canal físico. Um duplo desembarque, portanto, tanto físico quanto digital, com o qual a empresa buscará garantir a seus novos clientes no Iraque a mesma experiência de compra omnicanal que já oferece aos clientes nos 97 mercados em que, atualmente, a Inditex mantém operações.
Bershka abre lojas na Suécia e Dinamarca e Oysho na Holanda e Alemanha em 2025
As aberturas das primeiras lojas da Inditex no Iraque serão realizadas, como mencionamos no início, como parte dessa estratégia sustentada de crescimento e otimização de seus canais de venda, tanto físico quanto digital, na qual a empresa se mantém, e sobre a qual continuou avançando de forma decisiva durante o exercício de 2024. Ano em que a empresa realizou a abertura de 257 lojas em 47 mercados, inaugurações que foram realizadas juntamente com o processo de renovação de 254 lojas, incluindo 121 ampliações, e o fechamento de 386 pontos de venda, resultando em uma perda líquida de 129 pontos de venda, passando das 5.692 lojas que o grupo possuía ao final do exercício de 2023, para as 5.563 lojas com as quais encerrou o exercício de 2024, sendo 4.429 próprias e 1.134 operando em regime de franquia. Uma contração de sua rede comercial física que não significou, no entanto, perda de área de vendas, e que, ao contrário, encerrou o ano com um aumento de 2%, passando dos 4,55 milhões de metros quadrados de área de vendas de 2023 para 4,65 milhões de metros quadrados de área de vendas de 2024.
Dentre todas as iniciativas realizadas em termos de otimização e ampliação de sua rede comercial física durante o ano de 2024, a diretoria da Inditex destacou a abertura das primeiras lojas físicas do Grupo no Uzbequistão. Um novo mercado, o 97º em termos exclusivamente de vendas no canal físico, o 214º em termos de vendas físicas e online, que a empresa abriu em 2024 com a inauguração das primeiras lojas físicas no país e o lançamento de suas respectivas plataformas de comércio eletrônico, das suas cadeias Zara, Zara Home, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius e Oysho; aberturas todas realizadas durante este último exercício de 2024, no que se apresenta como o antecedente mais direto da estratégia que a Inditex implementará agora em sua entrada no Iraque, em 2025.
Junto com sua chegada ao Iraque, como outras das principais estratégias de expansão e crescimento que a empresa implementará ao longo deste novo exercício de 2025, na busca desse objetivo estratégico no qual sua diretoria mantém o foco para tentar continuar a revelar todo o potencial de crescimento que, em sua opinião, o grupo e suas diferentes marcas em carteira continuam demonstrando, a Bershka abrirá sua primeira loja física na Suécia. Um crescimento para um novo mercado, que a Bershka realizará paralelamente, no seu caso, juntamente com a Massimo Dutti, abrindo também suas primeiras lojas na Dinamarca; com a Stradivarius fazendo o mesmo na Áustria; e com a Oysho abrindo suas primeiras lojas na Holanda e na Alemanha. Enquanto isso, com foco nos Estados Unidos, mercado em que a Inditex se mantém ao final de 2024 com os mesmos 99 pontos de venda que possuía ao final do exercício de 2023, perdendo um ponto de venda da Zara e adicionando a nova loja da Massimo Dutti em Miami, para 2025 a empresa mantém como objetivo realizar oito projetos de abertura e renovação. Um número sobre o qual não foi especificado quantos corresponderiam a novas inaugurações, e que em qualquer caso, estaria entre os 30 projetos de aberturas, realocações e ampliações que a empresa anunciou para os Estados Unidos em março de 2023.
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- A Inditex expandirá sua presença para 215 países até o final de 2025, inaugurando suas primeiras lojas no Iraque.
- A empresa planeja abrir lojas de suas principais marcas no Iraque, como Zara, Bershka e Oysho, dentro do novo shopping Iraq Mall em Bagdá.
- Além do Iraque, a Inditex também expandirá para outros mercados, com a Bershka na Suécia e Dinamarca, e a Oysho na Holanda e Alemanha.