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Lojas satélites (com até 180 m2) contam com associação

By Marta De Divitiis

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Varejo

A Ablos – Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (lojas com até 180 metros quadrados) foi criada em fevereiro de 2019 por um grupo de empresários do varejo, com o objetivo de representa-los e buscar alternativas para o setor, defendendo seus principais interesses e necessidades, tanto em nível privado como governamental.

De acordo com seu idealizador e presidente, Tito Bessa Junior, dono da rede de lojas TNG, os problemas enfrentados por esses empresários são inúmeros e vão desde os custos de locação e condomínios, até outros como tributação. Sendo menores, essas lojas arcam com custos, especialmente dentro dos Shopping Centers, similares aos das grandes empresas, o que torna o negócio muito difícil e várias vezes inviável. “Somente os custos de ocupação, folha de pagamentos, custo de mercadorias e impostos representam 70 por cento dos gastos com o negócio,” explica Bessa Junior. Segundo ele, para começar se faz necessário uma revisão nos modelos de locação, pois condomínios e fundo de aluguel representam 18 a 25 por cento do negócio quando deveriam ser de 12 a 15 percentuais apenas.

Vale dizer que entre as 71 mil lojas satélites existentes no Brasil, as que trabalham com produtos e serviços de moda (lavanderia, consertos de roupas e acessórios, por exemplo) representam 80 a 90 por cento do total. Essas lojas são também as que mais empregam, com aproximadamente 4 funcionários por 50m quadrados, totalizando provavelmente um milhão de empregos diretos e quase 3 milhões de indiretos, de acordo com o presidente da entidade.

A Ablos conta atualmente com 80 marcas associadas, entre redes de lojas próprias com 300, 400 unidades, até redes com apenas 10 lojas e mesmo aqueles lojistas que não estão associados, podem entrar no site que conta com vários informativos. Para se associar basta entrar no site e se cadastrar. Além do presidente há um conselho para deliberações.

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