Mango dinamiza sua experiência de compra: canal no WhatsApp e "estilista" de IA
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A Mango continua investindo na personalização da experiência de compra por meio de uma maior digitalização e anuncia a implementação de duas novas ferramentas já à disposição de seus clientes: um novo canal no WhatsApp e o lançamento do “Mango Stylist”, um assistente e "estilista" de moda impulsionado por IA - Inteligência Artificial.
Entendendo ambas como os dois novos e últimos passos decididos pela Mango em seu plano estratégico “Plano 4E”, apresentado no início de março de 2024, com o qual a empresa presidida e dirigida por Toni Ruiz mantém como principal objetivo alcançar quatro bilhões de reais em faturamento até 2026, a Mango iniciou a temporada de verão de 2025 "dinamizando" ainda mais sua experiência de compra com o lançamento, primeiro, de um novo canal no WhatsApp e, depois, do “Mango Stylist”. Este é um assistente de moda impulsionado por IA, com a capacidade de atuar como uma espécie de estilista digital. Essa ferramenta foi desenvolvida de forma colaborativa pelas diferentes equipes da Mango, assim como o novo canal no WhatsApp, como parte das iniciativas do capítulo "Ganhar" do plano estratégico “Plano 4E” para 2026. Em torno desse apêndice, a multinacional espanhola de moda está buscando projetar e impulsionar uma série de ativações e iniciativas, especialmente elaboradas para "desbloquear" todo o potencial de crescimento da Mango, tanto no canal físico quanto no online, por meio de soluções com a capacidade de oferecer, simultaneamente, uma experiência de compra mais personalizada, imersiva e omnicanal.
Colocando ambas em um contexto mais amplo, a Mango enfatiza o fato de que sempre apostou na tecnologia e na inovação como um pilar para seu crescimento. Uma afirmação que se sustenta em fatos e passos objetivos e mensuráveis, como seu posicionamento de vanguarda no setor com o lançamento, no ano 2000, de sua própria plataforma para vendas online, ou o desenvolvimento, desde 2018, de mais de quinze plataformas baseadas em inteligência artificial, a maioria delas voltadas para operações internas. Entre essas inovações, destacam-se as plataformas internas de IA generativa “Lisa”, conversacional, dedicada a atender às necessidades de seus funcionários e parceiros comerciais; “Inspire”, focada em servir como assistente do departamento de estilo e produto da Mango para a criação de novos modelos e coleções, bem como dos departamentos de vitrinismo, arquitetura e design de interiores; ou “Iris”, o assistente virtual com o qual a Mango já presta serviço pré e pós-venda a seus clientes em mais de 60 países, em mais de 20 idiomas diferentes.
“A Mango está comprometida com a construção de um ecossistema 'phygital' de experiências, serviços e produtos que sincronize e converta as capacidades e oportunidades no mundo físico e no mundo digital, sempre com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos seus clientes”, afirma a própria Mango em um comunicado. “Por isso”, aprofundam, “a empresa está digitalizando o ciclo de vida do produto de forma integral, desde o briefing inicial da coleção, o estilo e a modelagem, até a venda, o transporte e a distribuição”. Um processo no qual decidiram continuar avançando com essas duas novas iniciativas/serviços, com os quais a empresa não estaria fazendo nada além de continuar apostando na "inovação" que "sempre foi um pilar fundamental da Mango" e "que a levou a se tornar uma das principais marcas internacionais da indústria da moda".
Novo canal no WhatsApp
Ativado, pelo menos até onde sabemos, apenas no momento na Espanha, a Mango anunciou para o final do mês de junho a abertura de um canal de comunicação próprio através do WhatsApp. Aplicativo que os clientes da empresa espanhola podem utilizar desde então para enviar qualquer dúvida ou consulta à empresa, 24 horas por dia, questões para as quais serão atendidos por “Iris”, o assistente online da Mango que já presta seus serviços através do chat de sua loja online, com atendimento assistido por agentes no horário das 9h às 20h30 de segunda a sexta-feira, e até às 17h30 aos sábados.
Além disso, nessa maior "aproximação" da Mango com sua comunidade de clientes, por meio desse novo canal no WhatsApp, os clientes da Mango não apenas podem entrar em contato com a marca "de forma direta e ágil", destacam, mas também receberão avisos sobre os artigos que mais lhes interessaram; presentes especiais de aniversário; ou acesso às últimas novidades da oferta em moda e acessórios da marca. Vantagens às quais se somará, "em breve", a possibilidade de acessar o comprovante de compra diretamente do celular.
Novo "estilista" de IA
Acompanhando esse passo rumo a uma maior personalização e digitalização de suas experiências de compra, com esse mesmo objetivo, a Mango acaba de anunciar o lançamento do “Mango Stylist”. Um novo assistente/estilista virtual impulsionado por IA, que se encarregará de oferecer aos clientes da Mango recomendações de produtos adaptadas às suas preferências e gostos, acesso às últimas tendências da moda ou a possibilidade de descobrir looks completos de produtos da Mango ajustados às suas necessidades, tudo isso através do chat de sua própria plataforma online oficial, bem como de sua conta oficial no Instagram.
Desenvolvida a partir da colaboração das equipes multidisciplinares da Mango e fruto de um processo complexo do qual participaram seus departamentos de TI, Dados, Produto Digital, Estilo, Design, Visual Merchandising e Atendimento ao Cliente, essa nova solução passou a ser integrada ao assistente virtual “Iris” da Mango, que se consolida como o principal ponto de contato "phygital" entre a empresa e sua comunidade de clientes. Para o caso em questão, oferecendo a partir de agora também esses serviços para uma experiência de compra mais personalizada, que o Mango Stylist gera a partir da utilização de "algoritmos inovadores", sublinha a Mango, que são utilizados para analisar o contexto e os gostos pessoais que cada usuário demonstra, para a partir daí oferecer as recomendações que mais se ajustem às suas necessidades e ao que procuram. Um serviço que, em resposta, permite descobrir a oferta da marca de moda espanhola de forma mais personalizada e que a Mango já disponibilizou, por enquanto apenas para serviços de consultoria de sua linha “Woman”, aos membros de sua comunidade de clientes na Espanha, Portugal, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Áustria, Turquia e Estados Unidos. Uma primeira dezena de mercados, dos quais se espera que a nova solução se estenda para os demais países e regiões em que a multinacional espanhola de moda opera.
“O Mango Stylist reforça a posição da Mango como uma das primeiras empresas do setor”, por ser justamente uma das primeiras a "integrar um assistente conversacional baseado em IA generativa que combina consultoria de estilo com atendimento ao cliente", aponta a Mango. Sua implementação "marca um novo passo rumo a uma experiência de compra mais personalizada, próxima e eficiente", acrescentam, e "se enquadra no Plano Estratégico 4E 2024-2026 da empresa, que, através do pilar 'Ganhar', busca garantir a criação de valor por meio do desenvolvimento tecnológico, da gestão de dados e da inteligência artificial e da excelência operacional". Com esse objetivo, "esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da Mango com a inovação e a vanguarda no mundo da moda, apostando em experiências híbridas que combinam a navegação tradicional com conversas naturais apoiadas por inteligência artificial". "Dessa forma, os clientes podem interagir com a moda de uma maneira nova e natural, tornando cada compra uma experiência inspiradora", processo para o qual poderão utilizar agora este chat “Iris” reforçado que, após a integração do Mango Stylist, se revela como uma ferramenta mais que potente "que permite tirar dúvidas tanto antes quanto depois da compra" e "desde a busca por inspiração até a consulta sobre o status de um pedido".
- A Mango lança um canal no WhatsApp e o 'Mango Stylist', um assistente de moda com IA, para personalizar a experiência de compra.
- Essas iniciativas fazem parte do plano estratégico 'Plano 4E' da Mango para alcançar quatro bilhões de reais em faturamento em 2026.
- O Mango Stylist oferece recomendações de produtos e looks completos por meio do chat, utilizando algoritmos para analisar os gostos dos usuários.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
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