• Home
  • Notícias
  • Varejo
  • Oriba mantém lojas fechadas em SP como medida de prevenção

Oriba mantém lojas fechadas em SP como medida de prevenção

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Varejo

A marca de moda masculina Oriba decidiu manter fechadas suas lojas na capital paulista mesmo após a abertura autorizada pelo prefeito Bruno Covas, a partir do dia 10. Por meio de seu perfil no Instagram a marca avisou seus clientes na quarta-feira, véspera da reabertura das lojas de rua. “Reafirmamos nosso compromisso com a humanidade: não abriremos nossas lojas agora,” dizia o informe. “A Oriba é uma marca feita de pessoas para pessoas. Por isso não podemos fechar os olhos para os milhares de perdas humanas que o nosso país sofre todos os dias com a COVID-19, “continua o aviso. “Nos comprometemos a manter as lojas fechadas para o público pelo tempo que for necessário até que seja possível oferecer mais segurança para todos,” segue o informe dizendo também que grandes marcas têm acesso a muitas alternativas de vendas online e entregas expressas e que as pequenas marcas merecem apoio e orientação para que a abertura não crie mais vítimas.

Em entrevista para o FashionUnited um dos sócios da empresa, Paulinho Moreira informou que desde o início investiram no omnichannel atrelado ao e-commerce. Quando a pandemia obrigou o fechamento das lojas a Oriba tinha quatro lojas em funcionamento (contando com o e-commerce) e o site representava 30 por cento das vendas, sendo a segunda melhor loja da rede. "Devido a esse cenário comercial, durante a pandemia tiramos do papel diversas iniciativas e tivemos no mês passado um crescimento de mais de 250% comparado a 2019 em vendas online,”disse o empresário. De acordo com Moreira o resultado alcançado no site ajuda a cobrir os custos fixos e coloca em cheque o mercado cheio de vícios que sempre foi questionado pelos sócios, obrigando-os e se reinventar. “Obviamente o plano de expansão física para o ano está sendo revisto e investiremos mais recursos para o digital,”complementou.

Comunicação instrutiva e ação social

Com o fechamento das lojas a empresa levou o escritório administrativo para o home office, os funcionários das lojas tiveram férias, realizaram workshops e houve a suspensão temporária de contrato com base na MP - Medida Provisória que o governo federal autorizou. “Apesar de nosso objetivo de sempre garantir o bem-estar de todos nossos colaboradores, devido aos altos custos de manutenção fomos obrigados a fechar definitivamente nossa unidade no Shopping Villa Lobos. Planejamos no futuro reverter as ações demissionárias causadas pelo encerramento dessa operação,”explica Moreira.

O foco durante esse período de isolamento tem sido apostar numa comunicação com os consumidores mais instrutiva que comercial, com aulas de yoga e lives com músicos, por exemplo. Ao mesmo tempo desenvolveram a ação #MáscaraParaTodos com a doação desses itens na periferia da cidade. Houve uma doação inicial de 10 mil máscaras e a cada venda realizada 5 máscaras são doadas. Até agora 30 mil máscaras já foram distribuídas com o auxílio de parceiros.

Apoio aos negócios locais

De acordo com Moreira apesar de terem optado por não abrir ainda as lojas de rua, a empresa apoia os negócios locais. “Entendemos que vários negócios precisam reabrir para sobreviver; temos trabalhado com nossos vizinhos em Pinheiros para trazer mais segurança a todos que ficarão vulneráveis com a reabertura; queremos auxiliar com proteção e consciência. Nesse momento tão crítico dedicamos nosso tempo a planejar e manter ao máximo as pessoas e a empresa saudável,” conclui.

Fotos: Cortesia Oriba

Coronavirus
E-commerce
Oriba
Spotlight