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Peça Rara Brechó gera investimentos de 40 milhões de reais em expansão

By Marta De Divitiis

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Varejo
Interior de loja Credits: cortesia Peça Rara Brechó

A rede de franquias Peça Rara Brechó, com 16 anos de atividade e que conta com a atriz Deborah Secco como sócia, atualmente tem mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. São Paulo foi o Estado em que a expansão foi mais acentuada – com investimento dos franqueados em torno de 40 milhões de reais, foram comercializadas 54 unidades, das quais 13 ainda em fase de implantação, com a geração de mais 600 postos de trabalho diretos, sem contar terceiros e fornecedores. Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising - só no primeiro semestre de 2023, São Paulo teve um faturamento em franquias de moda de mais de 3,4 bilhões de reais.

A capital paulista teve investimento de 20 milhões de reais em 32 lojas. Em dezembro de 2023 foram inauguradas as 3 últimas unidades do ano na cidade, nos bairros da Moóca, Perdizes e Ipiranga. Já a Grande São Paulo com 6 lojas comercializadas no ABCD - Santo André; São Bernardo; São Caetano e Diadema; além de Guarulhos, terá as lojas abertas ainda no primeiro trimestre deste ano. O interior conta com 16 lojas, das quais 4 serão inauguradas também este ano em Piracicaba, Taubaté e Vinhedo que vão receber a 1ª loja da marca e Jundiaí, a segunda.

Loja de Pirassununga, interior de SP Credits: cortesia Peça Rara Brechó

Franqueados apostam no modelo

A loja da Vila Clementino na capital conta com 325m², os setores feminino, infantil e masculino e tem como sócios Heber Santos e Sérgio Burini. O casal queria empreender em algo que fosse alinhado aos seus valores de construir um futuro sólido para a filha de 5 anos e deixar um legado positivo de cuidado com a vida, o mundo e o meio ambiente. Heber deixou o mercado de experiência do cliente para se dedicar 100 por cento à administração da franquia. “Como especialista na experiência do cliente e tendo criado toda a jornada de um banco digital e de outras empresas, inclusive uma do mercado Pet, quero que a pessoa tenha a experiência de uma loja de shopping, mesmo estando num brechó”, diz no release de divulgação. Já Sérgio, que trabalha no segmento de produtos de tecnologia, deve seguir o mesmo caminho em 2024, quando forem inauguradas as lojas na região de Interlagos e do Jabaquara.

A franqueada Juliana Ferreira Nicolau já tem experiência com franquia - é dona de uma escola de inglês. “Conheci o Peça Rara por meio de um amigo que trabalhava no grupo SMZTO, depois fui visitar algumas unidades e fiquei apaixonada pelo projeto. Tenho a expectativa de ter 4 lojas e alcançar lucros sólidos com a satisfação de estar envolvida em um negócio que promove práticas sustentáveis e ajuda a reduzir o desperdício”, explica no informe. A unidade fica no bairro de Santo Amaro, também em São Paulo, tem 300m² e os setores feminino, infantil e masculino.

O Brooklin recebeu a primeira loja da marca em uma antiga unidade do Banco Safra, conhecido pelos imóveis glamurosos. A unidade tem 245m² e setores feminino, Infantil e masculino. Renata Mota, Andreia e Marcelo Fiera se interessaram pelo conceito de economia sustentável e já tinham essa paixão pela moda. Marcelo inclusive já trabalhou para uma confecção. A segunda unidade já está garantida, no bairro do Campo Belo. As obras devem iniciar em janeiro e a terceira loja já está em negociação.

Mercado brasileiro ganha espaço

Com representatividade nos Estados Unidos e países da Europa, os brechós vêm ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. O mercado de moda circular deve crescer de 15 a 20 por cento até 2030 no país de acordo com as projeções do BCG - Boston Consulting Group. Já o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP - Associação Comercial de São Paulo, estima que o mercado de roupas usadas deve ultrapassar o varejo de moda em 2024, assim como o valor do setor de "fast fashion" até 2030. 

Para se tornar um franqueado Peça Rara, o investimento inicial é de 330 mil reais para um espaço de 240m², com faturamento médio mensal de 190 mil reais, lucratividade de 15 por cento e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Royalties de 6 percentuais e fundo de propaganda de 2 por cento, ambos sobre o faturamento.

 

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