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Pequenas e médias empresas são maioria entre varejistas de calçados

By Marjorie van Elven

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Varejo

A Couromoda, feira da indústria de calçados e acessórios de couro, começou esta semana com a divulgação dos resultados da 3a edição da pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado, que mostra a evolução do setor entre 2014, quando foi feito o último levantamento, e 2018. Segundo a pesquisa, nada menos que 94 por cento das empresas que vendem calçados no Brasil possuem entre um e dez pontos de venda. 50,3 por cento dos varejistas operam apenas uma loja, enquanto 35 por cento têm de duas a cinco lojas e só 8,4 por cento compreendem de seis a dez.

Outra revelação da pesquisa é que o uso de tecnologias que otimizam a gestão aumentou. Cerca de 30 por cento das lojas utilizam sistemas próprios, 34 por cento usam programas desenvolvidos por terceiros e 23 por cento usam planilhas de Excel. “Não existe mais espaço para amadorismo em nosso setor. Por isso, a pesquisa é muito importante para conduzir nossas atividades”, disse Claudir Dullis, varejista de calçados em Cruzeiro do Sul, Rio Grande do Sul, citado na página oficial da Couromoda.

A versão completa da pesquisa será disponibilizada no site da feira na semana que vem.

Foto: Pixabay

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