Pesquisa de intenções de compra para o Dia da Criança norteiam varejo
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As datas comemorativas costumam ser atraentes para o varejo, com boas possibilidades de vendas, desde que sintonizados com os desejos dos clientes. E para que as vendas se efetivem é importante obter o máximo de informações e dados de comportamento do consumidor em potencial.
Pesquisa realizada pela Social Miner revela quais as intenções de compra para o Dia da Criança, sendo que o nível de confiabilidade do estudo é de 95 percentuais, com margem de erro de 3,1 por cento.
Dos 1006 entrevistados, 51,9 por cento se declararam como do gênero feminino e 48,1 por cento, masculino. A grande maioria (83,4 por cento) estão entre as classes C, D e E, e apenas 16,6 percentuais se declararam estar entre as classes A e B. A pesquisa mapeou consumidores de 16 aos 60 anos ou mais, sendo que destes 47,6 por cento se localizaram no Sudeste, seguidos de 24 percentuais do Nordeste, 14 por cento do Sul, 9,4 por cento do Centro-Oeste e, por fim, apenas 5 por cento da região Norte.
De todos os entrevistados, 58,1 por cento pretendem presentear filhos, sobrinhos e ou afilhados. 27,7 percentuais disseram que não comprarão nada enquanto 14,2 por cento estão em dúvidas. Preços e promoções talvez façam com que 14,3 por cento dos que não querem comprar nada mudem de ideia.
O segmento de moda e acessórios ficou em segundo lugar no ranking de possíveis presentes, com 28,1 por cento de intenção de compra, atrás apenas do setor de brinquedos, que disparou com 71,8 percentuais e seguido, de perto, de eletrônicos, com 21,2 por cento.
Daqueles que pretendem presentear, 42,1 por cento já estão realizando pesquisas de preços e de ofertas. Assim, vale mapear o que possíveis consumidores estão pesquisando para ter condições de oferecer vantagens ao cliente e garantir a venda. Os sites de busca estão na frente nessas pesquisas, portanto é importante ter estratégias de campanhas e de palavras-chave para as buscas.
Na hora de escolher a loja, 51,7 por cento dos pesquisados devem ser influenciados pelo ambiente virtual, mesmo entre os 25,7 percentuais que pretendem fechar o negócio na loja física. 26 por cento pretendem pesquisar e comprar online enquanto 34,8 por cento pretendem pesquisar e comprar em lojas físicas.
Metade dos entrevistados disseram que gastariam a partir de 100 reais com cada presente e o pagamento parcelado foi o preferido de 77,1 por cento, que o fazem por economia de custos ou para poder obter um presente melhor qualificado.
A Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento e consumo do varejo brasileiro online, sendo que desenvolveu sua própria tecnologia de pesquisa.
Foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash