• Home
  • Notícias
  • Varejo
  • Pesquisas revelam performance do e-commerce no primeiro semestre de 2019

Pesquisas revelam performance do e-commerce no primeiro semestre de 2019

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Varejo

O mercado virtual brasileiro teve um faturamento de 26,4 bilhões de reais no primeiro semestre de 2019, segundo a E-Bit Nielsen Company. Esse valor representa um crescimento de 12 por cento em vendas em relação ao ano anterior. No entanto, de acordo com o E-Bit, o crescimento não foi causado por um aquecimento da economia e sim pela migração de consumidores para os canais online. O levantamento feito pela empresa mostra que 18 por cento dos consumidores realizaram sua primeira compra online neste primeiro semestre.

Os setores que mais se beneficiaram no período, segundo uma outra pesquisa realizada pela Social Miner com dados de consumo de mais de 36 milhões de internautas, foram Beleza e Saúde (com 28,1 percentual de venda), Informática (20 por cento de venda) e Moda (15,6 percentuais de venda).

93,1 por cento das mulheres compraram mais nas categorias Bebê e Moda; 82,4 por cento das mulheres adquiriram mais produtos das categorias Beleza & Saúde. Quanto aos homens, 93,8 por cento deram preferência aos produtos de Informática; 68,7 por cento adquiriram bebidas e 64,6 por cento compraram itens rletrônicos.

Sudeste e Sul lideram o ranking de vendas

De acordo com os dados de ambas as empresas, a região Sudeste lidera em número de conversões, com 61,6 por cento das vendas. Em seguida vem a região Sul, com 15 por cento, e o Nordeste, com 14,3 por cento. Logo a seguir ficou a região Centro-Oeste com 6,4 percentuais e o Norte, com 2,7 por cento. Problemas em relação à logística estão entre os motivos da performance da região Norte.

Os meses que representaram melhor nível de venda foram março e maio. Março obteve 18,2 por cento das conversões devido ao estímulo do varejo online no Dia do Consumidor, comemorado no dia 15. Já o mês de maio, que contou com 19,5 por cento de vendas, ganhou um empurrão graças ao Dia das Mães e a prévia do Dia dos Namorados. Junho encerrou o período de análise com 15,5 por cento das conversões.

Foto: Rupixen/Unsplash

E-commerce
varejo online