Plié avança em projeto de expansão
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Especializada em moda íntima, como uma marca de shapewear (lingerie de atributos) a Plié atua no mercado nacional e no exterior com um mix de produtos que contempla também o segmento fitness. Levando em consideração a inauguração da segunda loja em Campinas (SP) prevista para novembro, a marca conta com 15 lojas no Brasil, 4 delas franquias e está com um agressivo plano de expansão com o objetivo de ter mais 50 lojas em 2022, além de incrementar o e-commerce (que representou 12 por cento das vendas em 2021). O diretor da empresa, Ron Horovitz concedeu entrevista exclusiva ao FashionUnited contando mais a respeito.
FashionUnited - Como a Plié identificou a possibilidade de abrir franquias durante esse período de recessão econômica?
O momento de recessão também foi um momento que nos trouxe oportunidades, conseguimos negociações e pontos atrativos em shoppings que talvez, em outros momentos, não conseguiríamos. Hoje estamos posicionados nos principais shoppings das praças escolhidas, com negociações diferenciadas, condição que oferece à marca e aos nossos franqueados um melhor resultado operacional.
Foram investidos 2 milhões de reais para a reposição automática de estoque. Esse quesito melhorou a logística de entregas? Funciona também para o e-commerce?
Temos objetivos de crescimento bastante agressivos em nosso planejamento, e para atingi-los, é fundamental que tenhamos ganhos de produtividade em todos os nossos processos. A reposição automática é um dos elementos dessa cadeia, em que o ganho de eficiência tem se traduzido em uma maior agilidade e assertividade no abastecimento das lojas, inclusive no e-commerce, onde um menor índice de ruptura de estoque tem se revertido em uma melhor rentabilidade do nosso investimento.
Quando a Plié resolveu investir nessa nova modalidade de negócios?
A Plié existe há mais de 20 anos, uma marca consolidada, 100 por cento nacional com fabricação própria, atuamos em todos os continentes, multicanal de vendas em magazines e no digital com e-commerce próprio. Ao final de 2019 embarcamos com a primeira loja própria e foi um enorme sucesso de vendas e aceitação dos clientes. Por que não estruturarmos essa operação para franquias? E aqui estamos com 14 lojas entre próprias e franquias, sendo que em novembro iremos inaugurar mais uma unidade em Campinas, São Paulo.
Há possibilidade de abrir franquia da marca em cidades a partir de quantos mil habitantes?
No momento estamos focando nas principais capitais e depois seguiremos para cidades abaixo de 500 mil habitantes. Nosso foco está nas principais capitais e nos melhores shoppings, queremos estar presentes com lojas Plié em todo o Brasil, independente da região. Buscamos empreendedores de sucesso, interessados em crescer cada vez mais, organizados, dinâmicos e comprometidos na gestão da operação.
Vocês têm planos de abrir franquias em outros países?
Hoje nós já exportamos para 54 países, os produtos são muito bem aceitos em todo o mundo, então possivelmente teremos franquias no exterior também!
Como estão os projetos com foco em transformação digital?
Com o crescimento da presença física em todo território nacional, e como o principal foco é entregar uma experiência única para os clientes, acreditamos que isso só seja possível com muito investimento em tecnologia. Esses investimentos vão desde a contratação das melhores plataformas do mercado até o recrutamento de especialistas do setor. Atualmente, estamos trabalhando em uma grande reformulação da loja online, o que acreditamos que será um divisor de águas na jornada de compra dos clientes no próximo ano.
Qual foi o maior desafio da rede em tempos de pandemia? Qual lição a empresa tirou desse momento?
O maior desafio foi lidar com a parada da economia e a interferência no fluxo de caixa. E com isso vimos que foi essencial ter parceiros em todas as etapas da cadeia, que compreendessem a situação e viabilizar soluções para enfrentarmos juntos as adversidades.
Fotos: cortesia Plié