RFID combinado com IA promove insights estratégicos no varejo de moda
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Já utilizada há mais de uma década, a tecnologia RFID (identificação por radio frequência, na sigla em inglês) permite a leitura simultânea de vários produtos sem necessidade de contato visual, ao contrário do código de barras tradicional. Essa automação garante inventários mais rápidos, precisos e confiáveis, reduzindo custos operacionais, liberando tempo das equipes e trazendo ganhos diretos para a gestão de estoques.
A empresa cearense VOTU RFID Solutions, que tem fábrica em Fortaleza (CE), conta com cabines de leitura, onde é possível registrar aproximadamente 200 peças em cinco segundos. Essa automação desafoga processos críticos de entrada e saída de mercadorias nos DPAs - Departamentos de Produto Acabado, garantindo agilidade e precisão nas transferências de estoque. Ao acelerar esse fluxo, a mercadoria chega mais rápido ao ponto de venda, aumenta sua disponibilidade e pode potencializar o faturamento do lojista.
RFID + IA = insights estratégicos
Quando combinado com IA - Inteligência Artificial, o RFID gera dados que se transformam em insights estratégicos: é possível prever demandas, melhorar a análise de desempenho, reduzir perdas e otimizar processos. Essa integração coloca as empresas em outro patamar de competitividade, com decisões mais ágeis e assertivas baseadas em informações reais do estoque e da movimentação de produtos. A empresa adapta e democratiza a tecnologia para as empresas brasileiras, customizando as soluções.
“Nosso objetivo é mostrar que o RFID pode ser aplicado em empresas de todos os portes. Com informações ágeis e de qualidade, o empresário garante o produto certo, no lugar certo e para a pessoa certa. Isso reduz custos e aumenta faturamento, dois pontos vitais para a competitividade neste segmento”, explica Rodrigo Martins, diretor executivo da VOTU RFID Solutions.
FashionUnited entrevistou alguns dos executivos da empresa (Edmilson Carneiro, sócio-fundador; Rodrigo Martins, diretor executivo) e um cliente de moda, Filipe Buback, Analista de Dados da marca Água Azul, que adotou o sistema. Veja abaixo.
FashionUnited: em quanto tempo o custo do RFID é amortizado?
Para o segmento da moda, considerando as reduções de custo que potencializam elevação de faturamento, é razoável pensar em 12 meses para o retorno total do valor investido. O RFID reduz brutalmente os custos com movimentações (entradas e saídas) e com inventários, permitindo o aumento da disponibilidade do item, seja pela agilidade da cadeia, seja pela informação oriunda de inventários frequentes, que permitem o negócio anunciar o produto certo, no lugar certo, para o cliente certo, com o preço certo. Esse é o racional que sustenta o sucesso do negócio do RFID na moda. A PUMA, por exemplo, mostrou o payback de um escopo retornando em 6 meses.
É mais vantajoso para atacadista do que varejo para consumidor final?
O varejo se beneficia demais porque a realização de inventários frequentes traz precisão da informação para patamares superiores a 90 por cento, evitando o esquecimento de peças em estoque, que fatalmente iriam para liquidação, reduzindo rupturas, aumentando, consequentemente, o faturamento. Renner e C&A são casos clássicos de negócios de varejo de moda que se beneficiam muito da tecnologia de identificação por radiofrequência. Clientes nossos como Dmetal, Chica Fulo e Skyler já se beneficiam diariamente com tudo isso.
Já quando pensamos no atacado, vem a lembrança grandes fardos, lotados de peças que, ao longo da cadeia, passam com intermináveis conferências para que o item fique disponível para venda. Se lembrarmos os grandes shoppings de atacado vem a memória logo guichês de checkout lotados, clientes estressados e muito menos venda do que o possível. Uma venda com 250 itens variados vai levar mais de 30 minutos, usando o código de barra. Com o RFID, essa é venda feita em 3 minutos. O resultado para o atacadista é cliente atendido e satisfeito e muito mais venda naqueles momentos de mais movimento. É isso que encanta todo dia clientes nossos como Negapalito Jeans, Linhas & Cores e Starjane.
Sobre os inventários, acrescentaria o fato de que os inventários com RFID, além de ágeis, não desorganizam as lojas, um dos pontos que oneram ainda mais esse processo, tendo em vista tamanha importância do visual merchandising no segmento.
Para vocês da Água Azul, quais as vantagens que o sistema trouxe?
"Antes, nós parávamos o site cerca de 12h para executar o inventário. Hoje, com RFID, nós conseguimos executar o inventário com site rodando. Para nós, a ferramenta diminuiu o custo operacional e aumentou o tempo de disponibilidade de peças no site, assim como a confiabilidade em relação as divergências de estoque. Um inventário feito com RFID sem a necessidade de fechar o site, já conseguimos pagar o projeto."
- A tecnologia RFID oferece inventários mais rápidos, precisos e confiáveis, reduzindo custos operacionais e acelerando a disponibilidade de produtos no ponto de venda, como demonstrado pela VOTU RFID Solutions.
- A combinação de RFID com Inteligência Artificial gera insights estratégicos, permitindo prever demandas, otimizar processos e tomar decisões mais assertivas, elevando a competitividade das empresas.
- O investimento em RFID tem um retorno rápido, em média 12 meses, e beneficia tanto o varejo (com inventários frequentes e precisos) quanto o atacado (com checkouts ágeis), sendo aplicável a empresas de todos os portes.