Riachuelo inaugura nova fase com abertura de Pop-up em São Paulo
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A Riachuelo dá mais um passo em sua jornada de transformação e, para materializar esse momento, anuncia o lançamento de uma Pop-up, que funcionará por 12 meses na Rua dos Pinheiros, na capital paulista. Com 240m² e abertura prevista para próxima sexta-feira, 12 de dezembro, a loja será um palco vivo dos conceitos que norteiam sua campanha: raízes, identidade brasileira e potência criativa, inaugurando a fase que orientará a futura expansão e revitalização das mais de 300 lojas da rede.
A loja foi pensada para ser um espaço de experiência, com foco em ampliar a jornada do cliente aprofundando a conexão com a marca. O projeto adota um conceito “vivo”, com modularidade e dinamismo: a cada quinze dias, a pop-up passa por atualizações de layout e coleções, guiadas por uma curadoria estratégica que mantém o ambiente sempre renovado.
“A pop-up de Pinheiros concretiza o momento atual da Riachuelo... Nela, resgatamos nossas raízes com uma proposta inédita, que marca o início de uma nova fase de expansão e reformas. Nossa loja é um convite para o consumidor entrar, querer ficar, e vivenciar a potência criativa e brasileira que queremos levar para cada uma das nossas lojas espalhadas pelo país”, afirma Cathyelle Schroeder, CMO (diretora de marketing, na sigla em inglês) da Riachuelo, num comunicado.
O projeto valoriza referências brasileiras por meio de materiais e elementos que compõem a identidade da marca Inspiradas nas paisagens naturais, as novas cores - o Verde Riachuelo e o Bege Duna – que ganham destaque nos ambientes. A madeira, as texturas de cerâmica e os trançados utilizados também criam um espaço acolhedor, enquanto as plantas nativas e uma playlist de apenas artistas brasileiros completam a atmosfera.
Elementos remetem à história da Riachuelo
No teto do espaço, os carretéis fazem referência à fábrica e ao processo de produção, enquanto, na área de self-checkout, as máquinas de costura resgatam a história da confecção e o saber manual. Este é uma homenagem às 30 mil pessoas que costuram a história da moda no Brasil, em especial ao maior polo fabril da América Latina e ao apoio às bordadeiras e 4 mil famílias do Seridó nordestino.
Além disso, logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma obra proprietária criada pelo artista Gabriel Fernandes - nascido no Rio Grande do Norte, mesma terra que deu origem à Riachuelo. Parceiro desde 2024, Gabriel desenvolveu uma escultura em formato de carretel, elemento que remete ao coração da marca.
Curadoria e inovação em produto
O sortimento da Pop-up também destaca uma curadoria especial de peças-chave e diferenciais de coleção. Um dos pilares é a linha Pool, que se destaca pelo jeans produzido com processos mais sustentáveis, usando 70 por cento menos água e 60 percentuais menos químicos. A loja também contará com a D-ULTRAS®, a linha de básicos com atributos tecnológicos, focada em conforto e durabilidade.
O mix de produtos é complementado pelas collabs, parcerias, firmadas com talentos nacionais e internacionais, que injetam frescor e tendências nas coleções. A mais recente delas, com a estilista Helô Rocha (que assinou o vestido de noiva e o look da posse presidencial da primeira dama brasileira Janja da Silva), demonstra o movimento contínuo da marca em valorizar diferentes visões criativas.
Sustentabilidade por meio do upcycling
A unidade será a primeira da rede a transformar roupas usadas, entregues nos coletores, em futuras coleções upcycling, reforçando o compromisso com a moda circular por meio da linha POOL LOOP, feita com jeans reciclado. As shopping bags também ganham nova versão: agora são 100 por cento algodão, com 25 percentuais de fibras recicladas, produzidas e tingidas na fábrica da companhia.
Tecnologia a serviço da experiência
A loja de Pinheiros é a primeira da rede a operar integralmente no formato self-checkout, com caixas digitais e mobile. O novo sistema operacional reduz o tempo de transação pela metade ao combinar etiquetas inteligentes RFID (de rádio frequência) a uma interface intuitiva que permite concluir a compra em poucas etapas.
A tecnologia também está presente no Provador Inteligente, onde o espelho interativo identifica automaticamente as peças via RFID, apresenta informações detalhadas e permite solicitar atendimento diretamente pela tela. A cabine oferece controle de luz e som, com modos ajustáveis em tempo real.
Especiais para o público
A Pop-up terá ativações recorrentes de quinta a domingo. Em dezembro, a programação inclui DJ nos finais de semana que antecedem o Natal, distribuição de picolés com sabores brasileiros, apresentação da Orquestra de Heliópolis e uma Gift Station para embalagens especiais de presente.
O conceito deste espaço será replicado gradualmente nas lojas da Riachuelo nos próximos anos. As primeiras reformas do modelo full estão previstas para o primeiro trimestre de 2026, marcando o início da nova fase de expansão e revitalização das mais de 300 unidades da rede.
Há 78 anos a Riachuelo promove ativamente a moda e a geração de impacto positivo, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.
- A Riachuelo inaugura em 12 de dezembro uma pop-up em São Paulo, um espaço experimental que materializa sua nova fase de transformação, focada em raízes, identidade brasileira e potência criativa, servindo como modelo para a futura revitalização de suas mais de 300 lojas.
- A loja destaca inovações em sustentabilidade, com a linha Pool de jeans e upcycling de roupas usadas, além de tecnologia avançada como self-checkout e provadores inteligentes, e uma curadoria especial de produtos e collabs.
- O design do espaço é imersivo, valorizando referências brasileiras e a história da marca através de elementos visuais, artísticos e uma programação de ativações, criando uma jornada de conexão profunda com o cliente.