Shein anuncia a abertura de lojas permanentes na França
Paris - A plataforma asiática Shein escolheu a França para abrir suas primeiras lojas físicas permanentes, uma estreia mundial e um "compromisso para revitalizar os centros das cidades", afirma a marca, regularmente acusada de concorrência desleal por inundar o mercado com produtos de baixo custo vendidos online.
Seis lojas "abrirão a partir de novembro", primeiro na BHV Marais em Paris e depois outras cinco "progressivamente" nas Galeries Lafayette em Dijon, Reims, Grenoble, Angers e Limoges, segundo um comunicado publicado na quarta-feira.
Parceria com a Société des Grands Magasins
Para isso, a Shein se aliou à SGM - Société des Grands Magasins, uma empresa imobiliária comercial que possui e opera, entre outros, a BHV Marais e as lojas Galeries Lafayette.
"Esta aliança é mais do que um simples lançamento — é um compromisso para revitalizar os centros das cidades em toda a França, restaurar as grandes lojas de departamento e desenvolver oportunidades para o prêt-à-porter francês", afirma a Shein, prometendo "a criação de 200 empregos diretos e indiretos na França dentro da SGM".
Fundada na China em 2012 e agora sediada em Singapura, a Shein é principalmente uma marca de roupas e acessórios que se destaca por seus preços extremamente baixos, pela profusão de referências e por seu marketing agressivo.
Acusada de poluição ambiental devido aos volumes colossais colocados no mercado e suspeita de condições de trabalho indignas — devido aos seus fornecedores, principalmente da China —, a Shein também está na mira do mundo têxtil e de vestuário, tanto francês quanto europeu.
O setor acusa o gigante asiático de criar uma concorrência desleal em relação às empresas do Velho Continente por não respeitar as normas europeias em matéria de meio ambiente, direitos sociais e segurança do consumidor, às quais elas estão sujeitas.
E de se aproveitar de uma medida europeia que isenta pequenos pacotes de taxas alfandegárias, o que permite à Shein enviar seus produtos a baixo custo e complica o trabalho da alfândega em termos de controle.
A empresa emprega 16.000 pessoas em todo o mundo e alcançou um faturamento de 23 bilhões de dólares (20 bilhões de euros) em 2022.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com