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Startup de tecnologia lança o marketplace Pluus voltado para o mercado plus size

By Marta De Divitiis

13 de out. de 2020

Está sendo lançado hoje o marketplace Pluus, um e-commerce que vai atuar como um shopping digital com várias lojas voltadas para o público - feminino e masculino, no segmento Plus Size. Fundada por três sócios, Marcela Liz (especialista em Plus Size), Ingrid Victoria (designer na área de tecnologia) e Roberto Padilha (gestor com foco em marketing, vendas e e-commerce), o shopping digital tem como proposta ser uma plataforma que conecte marcas e consumidores com facilidade, segurança e acessibilidade. De acordo com os sócios o mercado tem clientes em potencial em todas as regiões, sendo que a oferta de produtos está concentrada mais no Sul e Sudeste. “A Pluus é uma iniciativa para romper fronteiras e chegar a todos os lugares para atender todos os consumidores,”diz Marcela no release de divulgação.

Foram investidos aproximadamente um milhão de reais na construção desta startup de tecnologia com esse foco, de ser facilitador para democratizar o mercado e que a roupa certa, na medida correta, de uma loja segura chegue até o consumidor. “Nossa expectativa é um retorno de investimento em dois anos, com faturamento mensal em torno de 2 milhões de reais e a meta é atingir em cinco anos um faturamento anual em torno de 80 a 100 milhões de reais,”explica Padilha para o FashionUnited.

Para que tudo funcione perfeitamente os lojistas recebem treinamentos com foco em gestão, marketing e vendas, além de informações relevantes do mercado para que possam acompanhar as inovações e desenvolver estratégias pertinentes para a expansão de seu negócio, segundo o release de divulgação.

Os sócios explicam que criaram material para auxiliar lojistas e consumidores a acertar as medidas para que não haja problemas na hora de comprar. “Estamos investindo numa tecnologia ainda em fase de testes e que no momento ainda não está disponível, mas será uma solução eficaz e definitiva para que não haja erros na questão dos tamanhos,” fala Ingryd, com exclusividade para o FashionUnited.

Na questão da logística, por enquanto cada loja será encarregada das entregas e a Pluus irá facilitar o processo de venda e de marketing da loja.

Um dos destaques no lançamento da plataforma é a loja colaborativa Curve-à-Porter, que reúne cinco novos designers, participantes de um concurso de talentos, o Talento Brasil Moda Plus Size, para designers especializados no segmento.

"A moda contemporânea real precisa ser inclusiva e democrática e a moda plus size é uma das vertentes que colabora, há pelo menos uma década, para uma democratização efetiva no cenário brasileiro. Hoje já existem marcas especializadas que desenvolvem modelagens diferenciadas e precisas para vestir o corpo gordo com design, caimento perfeito que ao invés de esconder o corpo evidencia e valoriza as curvas, “explica Marcela.

Mercado Plus Size no Brasil

Dados oferecidos pelo Ministério da Saúde no Brasil apontam que aproximadamente 55 por cento da população brasileira se encontra dentro de um patamar considerado acima do peso padrão, o que significa um público potencial de 116 milhões de pessoas.

A Abps - Associação Brasil Plus Size - estima que há 15.740 lojas físicas e 695 digitais que comercializam roupas e acessórios para o mercado Plus Size. Só no ano de 2018 o segmento Plus Size movimentou 7 bilhões de reais segundo dados da Abravest - Associação Brasileira do Vestuário - cresceu 21 por cento nos últimos três anos e a perspectiva é de aumento de 10 por cento até o fim de 2020.

Segundo Marcela, apesar desse crescimento constante, há uma demanda reprimida ainda. "Não há um atendimento a todos, dentro de suas necessidades e poder aquisitivo,”diz. Há muita margem para expansão e o consumidor está bem mais exigente, segundo a especialista. O lançamento do marketplace acontece por via virtual via Zoom hoje às 20h.

Fotos: Austin Distel/Unsplash, cortesia Pluus, cortesia Curves-à-Porter