TikTok Shop agora no Brasil
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Foi lançado ontem, quinta-feira (8), no Brasil, o TikTok Shop, que utiliza o conceito de social commerce, sistema em que os usuários da rede social podem comprar e vender produtos diretamente no aplicativo de vídeo. A iniciativa, que promete movimentar o varejo eletrônico, já funciona em outros países como EUA, México, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, além da Indonésia, Vietnã, Cingapura e Malásia.
O contato dos usuários com os produtos pode acontecer por meio de vídeos e Live Shoppings, com o criador de conteúdo falando sobre o produto, também disponível no feed “Para Você”. Outra forma é a Vitrine, onde o comprador poderá navegar no perfil do vendedor ou marca. Por último, de acordo com o site Mercado e Consumo, há o Programa de Afiliados, que conecta criadores de conteúdo a vendedores por meio de marketing de produtos comissionado. Para participar do esquema de vendas os usuários terão que ser maiores de 18 anos, com conta ativa na plataforma e mais de cinco mil seguidores, além de CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
A plataforma vai oferecer suporte aos vendedores de todas as regiões do Brasil, com recursos e ferramentas de orientação aos vendedores.
Projeções de volume de mercadoria
Analistas de bancos, como o Santander, estimam que a plataforma alcançará 39 bilhões de reais até 2028, em volume bruto de mercadoria, o que significa cinco a nove por cento do e-commerce nacional. Quanto ao e-commerce ele hoje é liderado pelo Mercado Livre, que detém 13,3 percentuais. A seguir a Shopee, que conta com 8,7 por cento do mercado e a Amazon Brasil, com 7,4 percentuais de acordo com relatórios de agências especializadas em SEO (otimização de mecanismo de pesquisa, na sigla em inglês).
Em 2024 o TikTok movimentou um total de 33,2 bilhões de dólares em vendas globais.
Consumo exagerado e compras por impulso
De acordo com Luciane Robic, sócia-fundadora do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda, além de consultora de moda e gestão de marcas, os brasileiros são grandes usuários de internet, assim como de apps e plataformas (só no TikTok contamos com mais de 111 milhões de contas ativas, atrás apenas da Indonésia, onde são 161,1 milhões de contas e EUA, com 137,9 milhões.) “As gerações mais novas, especialmente a Z – nascidos entre 1995 e 2012 - se relacionam com a plataforma intimamente, com fidelidade e agora, claro, com essa nova funcionalidade, a tendência é impulsionar o consumo”, diz ela.
Luciane explica que a questão midiática vai gerar tráfego direto para os influenciadores, potencializando possíveis compras, inclusive por impulso. “Os empreendedores de moda, usando as ferramentas de IA, conseguem gerir melhor seus processos, entre os fornecedores e consumidores, agilizando a venda e a produção e, obviamente, o consumo”, analisa. A especialista adverte que este estímulo ao consumo deve ser observado cuidadosamente e com ressalvas, uma vez que pode ir na contramão do que se espera de compras sustentáveis.
- O TikTok Shop foi lançado no Brasil, permitindo que usuários comprem e vendam produtos diretamente no aplicativo através de vídeos, lives e vitrines.
- Analistas estimam que o TikTok Shop pode alcançar 39 bilhões de reais em volume bruto de mercadoria até 2028, representando uma fatia significativa do e-commerce nacional.
- Especialistas alertam para o potencial de aumento do consumo por impulso, especialmente entre a Geração Z, e a necessidade de equilibrar o crescimento do e-commerce com práticas de consumo sustentáveis.