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Youcom lança Projeto 360 graus que comunica e mapeia a jornada de compra do consumidor

By Marta De Divitiis

1 de jul. de 2020

A marca de moda jovem Youcom, conectada com os interesses da geração Y e Z, seu público alvo, desenvolveu e implantou o sistema Projeto 360 graus, uma ferramenta interna, desenvolvida pela Pmweb, de CRM (Customer Relationship Managment) e data drive marketing. Personalizada, a ferramenta permite que as equipes das lojas físicas acessem os dados dos clientes (perfil e hábitos de compra) por meio de celulares corporativos e também que entrem em contato com eles, identificando oportunidades e benefícios. Assim é possível fazer um mapeamento completo da jornada de compra dos consumidores e ganhar mais aproximação com eles, mas sempre atentos à Lei Geral de Proteção de Dados, segundo o release de divulgação da empresa.

“As gerações Y e Z estão totalmente conectadas com a tecnologia e valorizam a experiência de compra e uma abordagem de comunicação personalizada, coerente com o momento em que estamos vivendo, com lojas fechadas devido à pandemia,” justifica Cláudio Barone, diretor de negócios da Youcom. Por meio da ferramenta os consultores podem também vender produtos via WhatsApp e os clientes, caso prefiram, buscar a compra via drive thru, com agendamento prévio.

Isso tudo foi possível desde que no ano passado foi implantado o sistema de omnichannel, com os espaços das lojas físicas adaptados para pequenos centros de distribuição. Assim, nesse cenário atual, as lojas abastecem o estoque do e-commerce, agilizando a logística de envio para todo o Brasil e reduzindo o prazo de entrega das compras online. “A operação de omnichannel reforça que tanto o e-commerce como a loja física atuam de forma integrada nos diversos canais de venda,” diz Barone.

Joice Trindade, diretora de marketing da marca explica ao FashionUnited que a pandemia acelerou a implementação do processo que já vinha sendo desenvolvido desde 2019. De acordo com ela o Projeto 360 graus vem apresentando indicadores expressivos e relevantes nas vendas mostrando que esse é o caminho a ser trilhado e até mesmo ampliado. Com o sucesso é possível também que o sistema se estenda para as demais marcas do grupo.“Todas as marcas do grupo Renner, da qual a Youcom faz parte, trabalham em sinergia e as boas práticas são sempre avaliadas e trocadas para todas as marcas,”explica Joice.

“O Projeto 360 graus está conectado com o momento em que vivemos e alinhado com as exigências de nosso público, formado majoritariamente por jovens. A experiência de compra e a comunicação para esse cliente precisam estar cada vez mais coesos para que elas sejam feitas de forma personalizada. Hoje o online e o físico precisam estar integrados e ferramentas como essa não só fazem tudo se tornar possível, como agregam ainda mais a experiência de compra e marca,”conclui a executiva.

A Youcom é uma marca inspirada no estilo de vida jovem e urbano, com 98 lojas físicas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Distrito Federal. Conta com um e-commerce que entrega em todo o Brasil e faz parte do Grupo Renner, ao lado da Renner, Camicado e da Ashua Curves & Plus Size.

Foto: cortesia Youcom