Zalando penaliza devoluções excessivas
A Zalando SE, varejista de moda online sediada em Berlim, apresentou na sexta-feira novas medidas para reduzir ainda mais o número de devoluções. Clientes que devolvem uma quantidade particularmente alta de itens podem ter o recurso de pedidos temporariamente bloqueado.
De acordo com a empresa, os clientes que fizerem "devoluções desproporcionais" receberão um aviso por e-mail. "Essa medida proativa oferece a eles a oportunidade de refletir e ajustar seu comportamento antes que outras medidas sejam tomadas", explicou a Zalando.
Caso esse aviso não surta efeito, a especialista em e-commerce se reserva o direito de tomar medidas mais drásticas. "Para o pequeno número de clientes que continuarem a devolver uma quantidade desproporcional de itens, restringiremos certas funções em suas contas, em um segundo momento", declarou a varejista online. "Nos casos mais graves, em que as devoluções excessivas persistirem, suspenderemos a conta por doze meses."
Durante esse período, não será possível fazer novos pedidos, explicou a empresa. No entanto, os clientes afetados "ainda poderão acessar suas contas, devolver itens de pedidos anteriores, navegar no aplicativo ou exercer seus direitos de privacidade".
Varejista online combate "taxas de devolução desproporcionalmente altas"
A empresa justificou as novas regras em um comunicado. "Taxas de devolução desproporcionalmente altas não afetam apenas a Zalando, mas são um problema em todo o setor, em toda a indústria da moda online", afirma o comunicado. "Isso tem um preço: por exemplo, o grande número de devoluções afeta a disponibilidade do produto para outros clientes, prejudica as operações internas e de nossos parceiros e está associado a impactos ambientais evitáveis."
Ao mesmo tempo, a varejista online destacou que, por meio de novos serviços, pretende contribuir para a redução do número de devoluções. Para permitir que os clientes tomem "a melhor decisão de compra possível", a Zalando "fornecerá melhores informações sobre os produtos e ferramentas inteligentes".
A empresa aposta, por exemplo, em "vídeos e imagens de 360° em nossas páginas de produtos, descrições detalhadas dos produtos e até mesmo provas virtuais com realidade aumentada", além de recomendações de tamanhos mais precisas. Além disso, segundo a própria Zalando, a empresa está trabalhando em uma "cabine de prova virtual", na qual os interessados poderão experimentar peças de roupa por meio de avatares 3D personalizados.
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