Greenwashing Shein responde a multa milionária na Itália
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Após uma multa de um milhão de euros, a varejista chinesa de fast fashion online Shein demonstra estar arrependida. A empresa "tomou imediatamente todas as medidas necessárias para responder às críticas levantadas", informou a Shein, em resposta a um pedido de informações.
A autoridade italiana acusou a Infinite Styles Services Co Ltd, responsável pela Shein na Europa, de greenwashing – ou seja, publicidade ambiental enganosa – e aplicou a multa.
Segundo a autoridade, a marca, conhecida por ser "super fast fashion", utilizou uma comunicação indevida em seu website italiano sobre as características ambientais de seus produtos. As declarações seriam vagas, genéricas e enganosas, decidiu a autoridade italiana na segunda-feira, 4 de agosto de 2025.
A Shein informou que reforçou os processos internos de revisão e "aprimorou" o website "para garantir que todas as declarações ambientais sejam claras, específicas e estejam em conformidade com as normas vigentes".
Publicidade enganosa
A autoridade destaca que a seção "#SHEINTHEKNOW" continha declarações ambientais sobre a reciclagem dos produtos que se mostraram falsas ou, pelo menos, enganosas. Além disso, a coleção "evoluSHEIN by Design" foi promovida de forma problemática, com referência a fibras "verdes", sem mencionar benefícios ambientais concretos. Portanto, a publicidade poderia passar a falsa impressão de que os produtos são totalmente ecológicos e recicláveis, o que não é o caso. Além disso, não é mencionado que a linha representa apenas uma pequena parte da produção total.
A autoridade também critica os anúncios de redução das emissões de gases de efeito estufa em 25 por cento até 2030 e para zero até 2050, considerando-os inespecíficos e contraditórios. As emissões recentes, dos anos de 2023 e 2024, teriam até aumentado.
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