Iguatemi fecha 1T 2025 com crescimento de 17 por cento nas vendas totais
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Foi divulgado ontem (29) pela Iguatemi S.A., os resultados do primeiro trimestre de 2025. Segundo o comunicado da administração, “no 1T25, a Iguatemi manteve o ritmo de crescimento, registrando um aumento de 17 por cento nas vendas totais e 7,6 percentuais em mesmas áreas, com crescimento real de 2,5 p.p sobre o IPCA – índice de Preços ao Consumidor Amplo - médio do trimestre. Nos 02M25, as vendas do portfolio superaram a média da indústria em 8,9 p.p., reforçando sua vantagem competitiva”.
No 1T25, a companhia obteve um crescimento de 6,6 percentuais na receita líquida, com uma expressiva margem Ebitda (lucros antes dos juros, impostos, amortização e depreciação) de 80,2 por cento na unidade de shoppings. “No consolidado, a margem Ebitda foi de 74,0 percentuais, com um Capex (despesas de capital, na sigla em inglês) de 26,5 milhões de reais”.
Segundo a direção da empresa apesar da sazonalidade de 1º Trimestre, o nível de desconto sobre o aluguel e o nível da inadimplência bruta dos lojistas encontram-se nos menores patamares históricos da empresa. “Esses resultados demonstram a solidez operacional e financeira da Companhia, além do alinhamento estratégico em manter um portfólio de alta performance e lojistas saudáveis. Além disso, a Iguatemi iniciou o ano bem posicionada para avançar com iniciativas de otimização de seus empreendimentos e com os movimentos de expansão já anunciados para 2025”, diz o comunicado.
No entanto, a companhia destaca que os números do trimestre não incluem as aquisições realizadas no período, como a transação que resultou na participação de 29 por cento no Pátio Higienópolis e 11,5 percentuais no Pátio Paulista.
Desempenho operacional: indicadores seguem crescendo
Os indicadores operacionais do período ( já incluindo os 16,63 por cento adquiridos do Shopping RioSul) apontam para uma qualificação de portfolio. A ABL – área bruta locável - total média em metros quadrados aumentou 3,4 por cento em relação ao mesmo período de 2024, passando de 726.242 em 2024 para 751.052 em 2025.
As vendas totais cresceram 17 percentuais representando 5,0 bilhões de reais ante 4,3 bilhões de reais no mesmo espaço de tempo em 2024. Os indicadores SSS (vendas nas mesmas lojas, na sigla em inglês) e SAS (venda na mesma área, na sigla em inglês) subiram 6,5 por cento e 7,6 percentuais, respectivamente.
A taxa de ocupação teve um aumento de 2,5 p.p. com 96,6 por cento em 2025 ante 94,1 percentuais em 2024. A inadimplência líquida foi de 1,4 por cento em 2025, representando uma queda de 0,7 p.p. perante 2,1 percentuais do ano anterior.
A Iguatemi é uma das maiores empresas full servisse no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, e-commerce premium no modelo marketplace, premium outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais e residenciais. A companhia inaugurou o primeiro shopping center do país, o Iguatemi São Paulo, que completa 58 anos de atuação no mercado, e atualmente detém participação em 14 shopping centers, dois premium outlets, um e-commerce premium no modelo marketplace e quatro torres comerciais.
- A Iguatemi S.A. divulgou um aumento de 17% nas vendas totais e 7,6% nas vendas nas mesmas áreas no primeiro trimestre de 2025.
- A empresa obteve um crescimento de 6,6% na receita líquida e uma margem Ebitda de 80,2% na unidade de shoppings.
- Os indicadores operacionais apontam para uma qualificação do portfólio, com aumento na ABL, vendas totais e taxa de ocupação, além de queda na inadimplência.