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Shein anuncia abertura de 5 lojas pop-up no Brasil em 2023

By Marta De Divitiis

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Negócios

Foto: cortesia Shein

A rede de varejo chinesa Shein tem planos de abrir 5 novas lojas temporárias no Brasil em 2023. De acordo com o jornal mineiro O Tempo, a primeira delas deverá ser aberta no início do ano em Belo Horizonte. As demais cidades escolhidas, assim como as datas e a permanência de abertura não foram divulgadas.

Com sede em Singapura, a rede nasceu como um site de vestidos de noiva em 2008 comandado por Chris Xu e se expandiu sendo que hoje é a maior loja online do mundo. Recentemente uma pesquisa a respeito das marcas de moda mais buscadas no Google ao longo de 12 meses, compilada pela empresa britânica Money revelou que a Shein foi a mais buscada na plataforma em 113 países ao redor do mundo.

De acordo com Felipe Fleister, diretor geral da Shein no Brasil, a empresa trabalha com tecnologia de produção sob demanda, isto é, só escalam a produção a partir de confirmação de demanda de 100 a 200 peças-teste no aplicativo. Segundo o executivo, esse tipo de atuação evita perdas de 20 por cento da cadeia produtiva.

Terceira startup mais valiosa do mundo

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em abril deste ano a varejista recebeu um aporte de um bilhão de dólares sendo que foi avaliada em 100 bilhões de dólares (aproximadamente 520 bilhões de reais). É a terceira startup mais valiosa do mundo, atrás apenas da Bytedance - dona do aplicativo Tik-Tok, que vale 140 bilhões de dólares e da SpaceX - fabricante de foguetes, avaliada em 127 bilhões de dólares.

Com preços abaixo do mercado em produtos de moda, a popularidade do site é enorme sendo que seu aplicativo foi um dos mais baixados no país durante o ano de 2021, com 23,8 milhões de downloads, acima de vários de seus concorrentes brasileiros.

O sucesso da empresa colocou em foco a produção de peças de moda em ritmo acelerado, tendo sido alvo do documentário britânico “Untold: inside the Shein Machine”, apresentado por Iman Amrani. No filme foram denunciados jornadas de trabalho extenuantes e mal pagas. A empresa garante que os fornecedores devem seguir as regras da OIT - Organização Internacional do Trabalho e que aqueles que não passam nas auditorias realizadas são desligados do negócio.

Foto: cortesia Shein

Loja temporária em SP

Em novembro a Shein inaugurou uma pop-up no Shopping Vila Olímpia, a primeira a realizar vendas físicas. Anteriormente, em março, foi aberta uma loja temporária no Rio de Janeiro, no Village Mall, com vistas a aproximação da marca com os consumidores. A abertura da loja na capital paulista gerou tumulto, com longas filas e até brigas entre os clientes. Devido aos problemas o primeiro dia da loja foi encerrado mais cedo, às 17h30. Nos demais dias houve distribuição de senhas e o estabelecimento de um limite máximo de 20 minutos de permanência na loja.

Com 265m2 a pop-up em SP teve como alvo o público jovem, com toda uma decoração instagramável, para que fossem realizadas fotos. Aberta por cinco dias, a unidade recebeu aproximadamente 5 mil visitantes, o mesmo número que a unidade carioca obteve.

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