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Pierpaolo Piccioli é o novo Diretor Criativo da Balenciaga

By Don-Alvin Adegeest

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Moda
Pierpaolo Piccioli Credits: ©Launchmetrics/spotlight

A Kering nomeou Pierpaolo Piccioli como o novo diretor criativo da Balenciaga, marcando um momento fundamental no esforço mais abrangente do conglomerado de luxo francês para estabilizar e reposicionar suas principais marcas de moda após um desafiador 2024.

O grupo reportou uma queda de 12 por cento na receita anual de 2024, com perdas crescentes na Gucci, bem como uma desaceleração no ritmo da Bottega Veneta e da Saint Laurent. Tanto a Gucci quanto a Bottega Veneta passaram recentemente por transições de diretores criativos. Com Piccioli agora no comando da Balenciaga, o grupo parece estar se posicionando para uma sensibilidade mais romântica, com inflexão de alta costura, em contraste com à disrupção conceitual que definiu a era Demna. Menos streetwear, mais alta moda.

Piccioli, que deixou a Valentino em 2024 após mais de 20 anos na casa fashion romana, supervisionará todas as categorias da Balenciaga — Prêt-à-Porter feminino e masculino, acessórios e alta costura. A última coleção de Demna para a casa será sua 54ª apresentação de alta costura em julho. Demna passou quase uma década na Balenciaga, catapultando a marca para a vanguarda do discurso fashion através de uma mistura provocativa de streetwear, subversão e comentários culturais.

A reformulação ocorre com a Kering enfrentando pressão crescente

Esta nomeação sinaliza uma recalibração digna de nota na estratégia da Kering. Francesca Bellettini, vice-CEO (diretora executiva, na sigla em inglês) da Kering e diretora de desenvolvimento de marca, destacou as credenciais de alta costura de Piccioli no anúncio da empresa, sublinhando o desejo de reafirmar a associação histórica da Balenciaga com o artesanato e a alta moda, em vez da viralização liderada pela controvérsia.

Piccioli, que deixou a Valentino em 2024 após quase duas décadas — incluindo oito anos como único diretor criativo — é conhecido por modernizar a linguagem de alta costura da casa romana com elenco inclusivo e uma visão emocionalmente mais ressonante. Sua estética — lírica, refinada e profundamente humanista — contrasta fortemente com o minimalismo distópico e as silhuetas prontas para memes de Demna.

“Eu não quero negar o passado”, disse o Sr. Piccioli em um comunicado à imprensa, noticiado pelo New York Times, “mas abraçar o passado, para construir um novo futuro. Eu não quero cancelar o que foi, porque uma casa é feita por muitas pessoas. Esta é uma chance de mudar as regras por dentro, dar uma imagem diferente da moda e dos designers, dos diretores criativos, porque nós nos respeitamos.”

A Balenciaga tem lutado para se recuperar totalmente desde que uma campanha publicitária de 2022 desencadeou uma reação generalizada e acusações de imagens impróprias. Embora Demna tenha mantido o apoio de segmentos do establishment da moda, o ímpeto comercial e de reputação da marca vacilou. A chegada de Piccioli pode oferecer o tipo de reinicialização silenciosa necessária para restaurar a confiança do consumidor e a credibilidade criativa.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • Pierpaolo Piccioli foi nomeado o novo diretor criativo da Balenciaga pela Kering, buscando estabilizar a marca após um 2024 desafiador.
  • A nomeação de Piccioli sinaliza uma mudança para uma estética mais romântica e de alta costura, contrastando com a abordagem conceitual e de streetwear da era Demna.
  • A chegada de Piccioli visa restaurar a confiança do consumidor e a credibilidade criativa da Balenciaga, após controvérsias em 2022.
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