Glenn Martens dá um novo toque aos best-sellers da H&M
Há cerca de um ano, a H&M anunciou sua colaboração com Glenn Martens, e agora a varejista de moda sueca e o designer belga oferecem os primeiros vislumbres da coleção que será lançada em breve.
“Estou firmemente convencida de que esta é uma das colaborações mais criativas que já fizemos”, disse Ann-Sofie Johansson, Consultora Criativa da H&M. “Glenn é um verdadeiro talento e um pensador radical, e esses designs extraordinários brincam com arquétipos e com a essência do que significa se vestir todos os dias.”
Do arquivo para o individualismo
Martens, que para sua estreia como diretor criativo da Maison Margiela em meados do ano mergulhou intensamente na herança da marca belga, também utiliza o arquivo da H&M como ponto de partida para a cápsula, informou a H&M na sexta-feira. O arquivo é reinterpretado na forma de roupas femininas e masculinas, além de acessórios no estilo de Martens.
A coleção é uma homenagem à individualidade e ao estilo pessoal, na qual peças do dia a dia recebem um toque de vanguarda. O caráter 'faça você mesmo' e as opções de personalização permitem que quem as veste ajuste as silhuetas para criar um look próprio. Isso é garantido, entre outras coisas, por colchetes e ilhós em vestidos e jeans, que, claro, não poderiam faltar nas criações do designer-chefe da marca de denim Diesel.
“Vejo esta coleção como uma grande família de peças de vestuário, todas com múltiplos usos e personalidades: como as pessoas, elas crescem e mudam todos os dias”, disse Martens. “Sempre me interessei por roupas que realmente usamos no dia a dia, e a ideia de arquétipos e peças básicas foi o ponto de partida para este projeto tão especial e alegre com a H&M.”
Efeitos trompe-l'œil percorrem toda a coleção. Por exemplo, uma camiseta de manga comprida exibe a estampa de uma blusa de tricô, e um vestido justo ao corpo apresenta a imagem de um vestido de noite xadrez. As peças estampadas no vestido e na blusa vêm do arquivo de Martens. Nos acessórios, o efeito é aplicado em um lenço de seda que exibe colares vintage. O designer também utiliza a saia de veludo mais vendida da H&M e a adorna com um kilt.
As Highlands de Martens
Além da saia, o interesse de Martens pelo humor britânico e pelo street style que foge da norma também se manifesta em muitas outras peças, segundo o comunicado. Assim, além de xadrez e tartan, a estampa de um castelo escocês também faz parte da coleção, aparecendo, entre outras peças, em moletons com capuz.
Claro que seu jogo com as silhuetas também se expressa nesta coleção. Calças cargo e botas over-the-knee – como as já conhecidas da marca parisiense Y/Project, que Martens tornou famosa – ganham volume adicional, enquanto inovações de materiais e técnicas como o forro interno metalizado, usado em peças como jaquetas bomber, blazers e um trench coat, oferecem mais possibilidades de deformação. Em uma jaqueta acolchoada oversized, um arame é utilizado para dar novas dimensões ao modelo. Todos esses elementos também são combinados em diversas bolsas, permitindo que sua forma seja ajustada individualmente.
Além dos acessórios indispensáveis – botas e bolsas – o estoque também inclui um cinto sem furos, projetado para ser drapeado no corpo, óculos de sol que parecem duas armações e um cachecol xadrez com capuz. Para os homens, há também os clássicos básicos da H&M, como pacotes de cinco peças de roupa íntima e meias com a marca “Glenn Martens”, além de botas de trabalho com biqueira de aço e cabedal de couro ajustável, que pode ser removido com botões de pressão.
As cuecas boxer, que ele também usava na apresentação à imprensa, como mostrou brevemente ao puxar o elástico com seu próprio nome para fora da calça, já garantiram um lugar fixo em seu próprio guarda-roupa. Elas facilitariam a distinção entre suas roupas íntimas e as de seu parceiro, brincou o designer.
H&M x Glenn Martens
É a primeira vez que o designer cria sob seu próprio nome e não como diretor criativo para Margiela, Diesel ou Y/Project. E é justamente esta última marca que desempenha um papel especial na colaboração com a H&M, conta Martens na coletiva de imprensa antes do lançamento.
No início, quando Johansson e Martens iniciaram a colaboração há cerca de dois anos e o designer ainda estava na direção criativa da Y/Project, a ideia era focar nele, e não na marca. No entanto, após o fim da marca, o designer se abriu para incorporar a linguagem de design da Y/Project na colaboração, a fim de celebrá-la e, em contraste com as peças mais caras da marca de designer, torná-la mais acessível sem perder seu valor, segundo Martens.
Seu tempo na Y/Project foi também quando ele entrou pela primeira vez no radar da equipe da H&M, muito antes de Diesel e Margiela, de acordo com Johansson. Mas a história pessoal de Martens vai muito além disso.
Quando ele crescia em Bruges, na Bélgica, durante sua adolescência nos anos 1990, não havia muito nesse sentido até que a H&M abriu sua primeira loja, contou ele na conversa com a imprensa. Ele adorava as roupas da varejista de moda, que na época eram “mal vigiadas”, e por isso, de vez em quando, ele pegava alguns produtos para presentear amigos. Hoje, o ciclo se fecha, pois ele novamente escolhe o que quer – desta vez de sua própria coleção e em acordo com a H&M – para presentear seus entes queridos no Natal.
Os consumidores poderão adquirir a colaboração a partir de 30 de outubro, online e nas lojas da H&M em todo o mundo.
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