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Glenn Martens dá um novo toque aos best-sellers da H&M

Brincanco com humor com os best-sellers da H&M – com base na individualidade e na cultura britânica - a marca esbanja criatividade
Moda
Glenn Martens (à direita) no shooting da campanha Credits: H&M
By Ole Spötter

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Há cerca de um ano, a H&M anunciou sua colaboração com Glenn Martens, e agora a varejista de moda sueca e o designer belga oferecem os primeiros vislumbres da coleção que será lançada em breve.

“Estou firmemente convencida de que esta é uma das colaborações mais criativas que já fizemos”, disse Ann-Sofie Johansson, Consultora Criativa da H&M. “Glenn é um verdadeiro talento e um pensador radical, e esses designs extraordinários brincam com arquétipos e com a essência do que significa se vestir todos os dias.”

Do arquivo para o individualismo

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

Martens, que para sua estreia como diretor criativo da Maison Margiela em meados do ano mergulhou intensamente na herança da marca belga, também utiliza o arquivo da H&M como ponto de partida para a cápsula, informou a H&M na sexta-feira. O arquivo é reinterpretado na forma de roupas femininas e masculinas, além de acessórios no estilo de Martens.

A coleção é uma homenagem à individualidade e ao estilo pessoal, na qual peças do dia a dia recebem um toque de vanguarda. O caráter 'faça você mesmo' e as opções de personalização permitem que quem as veste ajuste as silhuetas para criar um look próprio. Isso é garantido, entre outras coisas, por colchetes e ilhós em vestidos e jeans, que, claro, não poderiam faltar nas criações do designer-chefe da marca de denim Diesel.

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

“Vejo esta coleção como uma grande família de peças de vestuário, todas com múltiplos usos e personalidades: como as pessoas, elas crescem e mudam todos os dias”, disse Martens. “Sempre me interessei por roupas que realmente usamos no dia a dia, e a ideia de arquétipos e peças básicas foi o ponto de partida para este projeto tão especial e alegre com a H&M.”

Efeitos trompe-l'œil percorrem toda a coleção. Por exemplo, uma camiseta de manga comprida exibe a estampa de uma blusa de tricô, e um vestido justo ao corpo apresenta a imagem de um vestido de noite xadrez. As peças estampadas no vestido e na blusa vêm do arquivo de Martens. Nos acessórios, o efeito é aplicado em um lenço de seda que exibe colares vintage. O designer também utiliza a saia de veludo mais vendida da H&M e a adorna com um kilt.

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

As Highlands de Martens

Além da saia, o interesse de Martens pelo humor britânico e pelo street style que foge da norma também se manifesta em muitas outras peças, segundo o comunicado. Assim, além de xadrez e tartan, a estampa de um castelo escocês também faz parte da coleção, aparecendo, entre outras peças, em moletons com capuz.

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

Claro que seu jogo com as silhuetas também se expressa nesta coleção. Calças cargo e botas over-the-knee – como as já conhecidas da marca parisiense Y/Project, que Martens tornou famosa – ganham volume adicional, enquanto inovações de materiais e técnicas como o forro interno metalizado, usado em peças como jaquetas bomber, blazers e um trench coat, oferecem mais possibilidades de deformação. Em uma jaqueta acolchoada oversized, um arame é utilizado para dar novas dimensões ao modelo. Todos esses elementos também são combinados em diversas bolsas, permitindo que sua forma seja ajustada individualmente.

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

Além dos acessórios indispensáveis – botas e bolsas – o estoque também inclui um cinto sem furos, projetado para ser drapeado no corpo, óculos de sol que parecem duas armações e um cachecol xadrez com capuz. Para os homens, há também os clássicos básicos da H&M, como pacotes de cinco peças de roupa íntima e meias com a marca “Glenn Martens”, além de botas de trabalho com biqueira de aço e cabedal de couro ajustável, que pode ser removido com botões de pressão.

As cuecas boxer, que ele também usava na apresentação à imprensa, como mostrou brevemente ao puxar o elástico com seu próprio nome para fora da calça, já garantiram um lugar fixo em seu próprio guarda-roupa. Elas facilitariam a distinção entre suas roupas íntimas e as de seu parceiro, brincou o designer.

Alguns dos acessórios femininos e masculinos - H&M X Glenn Martens Credits: H&M

H&M x Glenn Martens

É a primeira vez que o designer cria sob seu próprio nome e não como diretor criativo para Margiela, Diesel ou Y/Project. E é justamente esta última marca que desempenha um papel especial na colaboração com a H&M, conta Martens na coletiva de imprensa antes do lançamento.

No início, quando Johansson e Martens iniciaram a colaboração há cerca de dois anos e o designer ainda estava na direção criativa da Y/Project, a ideia era focar nele, e não na marca. No entanto, após o fim da marca, o designer se abriu para incorporar a linguagem de design da Y/Project na colaboração, a fim de celebrá-la e, em contraste com as peças mais caras da marca de designer, torná-la mais acessível sem perder seu valor, segundo Martens.

Seu tempo na Y/Project foi também quando ele entrou pela primeira vez no radar da equipe da H&M, muito antes de Diesel e Margiela, de acordo com Johansson. Mas a história pessoal de Martens vai muito além disso.

Campanha 'H&M x Glenn Martens' Credits: H&M

Quando ele crescia em Bruges, na Bélgica, durante sua adolescência nos anos 1990, não havia muito nesse sentido até que a H&M abriu sua primeira loja, contou ele na conversa com a imprensa. Ele adorava as roupas da varejista de moda, que na época eram “mal vigiadas”, e por isso, de vez em quando, ele pegava alguns produtos para presentear amigos. Hoje, o ciclo se fecha, pois ele novamente escolhe o que quer – desta vez de sua própria coleção e em acordo com a H&M – para presentear seus entes queridos no Natal.

Os consumidores poderão adquirir a colaboração a partir de 30 de outubro, online e nas lojas da H&M em todo o mundo.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Colaboração
Diesel
Glenn Martens
H&M
Y Project