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Malwee lança linha de jeans sustentável com tecnologia inédita

By Marta De Divitiis

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Moda

A empresa catarinense Malwee, que pela terceira vez figura em segundo lugar no Índice de Transparência da Moda levantado pelo Movimento Fashion Revolution, lançou dia 29 de novembro a linha Malwee Jeans, com o slogan "O jeans mais sustentável do Brasil.” Com essa coleção reforça o posicionamento recém lançado de "Moda Sem Ponto Final."

A empresa fez um investimento de 9 milhões de reais num laboratório de desenvolvimento com tecnologia inédita - Lavanderia 5.0 (da empresa Jeanologia) - processo completo de produção de jeans. O Lab Malwee Jeans criou a linha reduzindo em 80 por cento o uso de água na fabricação dos produtos, sendo que em alguns itens essa redução chega a 98 por cento, gastando o equivalente a um copo d'água por peça produzida.

Produtos químicos orgânicos e até aviamentos, tudo foi pensado para causar o mínimo impacto ambiental (por exemplo as etiquetas convencionais foram trocadas por outras de material reciclado). Os tecidos, fabricados com tecnologia flex jeans, não deformam durante o uso aumentando sua durabilidade.

Laser nos acabamentos e tingimentos

Uma das maiores inovações na linha é a utilização de laser para reproduzir efeitos de tingimento e desgaste das peças, que costumam ser obtidos de forma convencional com produtos químicos e o uso de um grande volume de água. Por esse novo método os efeitos são desenhados num software e aplicados por um equipamento de alta precisão, com feixes de laser. Há nessa tecnologia uma infinidade de possibilidades de acabamentos e detalhes, de acordo com o release de divulgação.

“É uma revolução na forma de produzir jeans! O processo tradicional de lavanderia tem alto impacto ambiental com gasto de muita energia, água e produtos químicos nocivos e queremos conscientizar a indústria têxtil e principalmente nossos consumidores que é possível produzir moda de um jeito diferente, com mais sustentabilidade, durabilidade e preço acessível,”diz a gerente da marca Patrícia Calixto.

Sustentabilidade no DNA

A Malwee conta com o reconhecimento em suas atividades que priorizam a sustentabilidade e os valores humanos, já tendo recebido mais de dez prêmios no Brasil, sendo também uma das 20 empresas mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda, graças ao histórico de investimentos ambientais que vai da criação e manutenção do Parque Malwee (criado em 1978 e símbolo do compromisso da companhia com a preservação ambiental) ao uso de matérias-primas sustentáveis em suas coleções, incluindo investimentos em reuso de água e energia eco-eficiente em todas as suas fábricas.

Segundo Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee, essa iniciativa é mais uma etapa no objetivo de diminuir o impacto dos seus produtos no meio ambiente, etapa que será seguida por outras. “A indústria da moda é cheia de discrepâncias: em uma ponta da cadeia, temos todo o luxo e glamour que a moda proporciona; e, na outra ponta, infelizmente ainda nos deparamos com processos fabris altamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. É nossa responsabilidade e obrigação refletir sobre eventuais impactos negativos que essa indústria causa na sociedade e buscar soluções que garantam de fato a sustentabilidade no negócio, e no produto que chega para o consumidor”, observa o executivo.

Moda durável para todos os corpos

A coleção Malwee Jeans, seguindo a linha “Moda Sem Ponto Final”, vem com peças confortáveis e com alta durabilidade. Conta com calças, saias e shorts de diferentes modelagens e cortes. Calças estilo flare, mom jeans e boyfriend com destaque para a skinny. “Pensamos em diferentes corpos e estilos para criar um jeans com a melhor experiência para o consumidor. Afinal o jeans é um ícone, peça atemporal e faz parte do dia a dia de todos nós e nenhuma peça do nosso guarda-roupa é tão curinga quanto ele,” diz Patrícia Calixto.

As peças podem ser encontradas no e-commerce Malwee e nas principais lojas multimarcas do Brasil. A tecnologia aplicada na coleção está prevista para ser utilizada em breve nas linhas Plus Size e infantil.

A Malwee e está presente em mais de 20 mil pontos de venda no Brasil e faz parte do Grupo Malwee, fundado em 1968. O grupo hoje conta com 5,5 mil colaboradores e detém as marcas Malwee, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Kids, Carinhoso, Zig Diz Zaa e Malwee Liberta. Possui 82 lojas monomarca.

Fotos: cortesia Malwee

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