Os tênis que vão dominar 2020
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Antes considerados um acessório para os esportes ou a academia, os tênis hoje são aceitos em diversos outros ambientes, tornando-se mais populares do que nunca. De acordo com o Statista, um bilhão de pares de tênis foram vendidos ao redor do mundo em 2019. Com marcas como Nike e Adidas lançando edições limitadíssimas, o mercado de revenda de tênis também vai de vento em popa, tendo ultrapassado a marca de 6 bilhões de dólares no ano passado. O StockX, site americano de revenda de produtos, divulgou sua lista dos tênis mais populares de 2019, assim como os modelos de tênis que devem bombar em 2020.
Se 2018 foi o ano em que Virgil Abloh chamou mais atenção que seu mentor Kanye West, 2019 foi o ano em que Travis Scott ofuscou ambos: o Jordan 1 High lançado pelo rapper foi o tênis de maior valor no mercado de revenda.
Nike e Adidas continuam dominando o mercado, mas a New Balance e a Fila ganharam espaço em 2019, aumentando seu valor de revenda em mais de 200 por cento. Marcas de nicho como Cactus Plant Flea Market, Off-White e FTP também cresceram no ano passado, tornando-se mais mainstream, enquanto a Supreme parece estar perdendo o brilho. O valor de revenda dos tênis da marca nova-iorquina caiu no StockX em 2019.
Outros destaques do ano passado incluem o tênis lançado pela New Balance em parceria com a Bodega. Batizado de “No Bad Days” (“sem dias ruins”, em inglês), o modelo entrou na lista dos 100 maiores tênis de 2019 na StockX. Além disso, os tênis femininos viram sua popularidade e valor de revenda crescerem em 2019, à medida que mais marcas começam a atender este mercado, até então ignorado.
2020 terá diversos grandes lançamentos para os fanáticos por tênis, também conhecidos como “sneakerheads”. O mais aguardado é, sem dúvida, o tênis fruto da parceria entre a Dior e a Air Jordan, revelado pelo diretor artístico da grife francesa, Kim Jones, durante a feira Art Basel Miami Beach.
Dior x Air Jordan
Os tênis Dior x Air Jordan chegarão às lojas em abril e serão os Air Jordans mais caros da história da marca. No StockX, já tem gente disposta a pagar a bagatela de 26 mil dólares por eles.
O tênis terá a silhueta clássica do Air Jordan 1 da Nike, com detalhes em cinza e o logo da Nike no famoso jacquard Oblique da Dior. Além disso, o tênis conta com a estampa de Dior estampada a laser nas palmilhas.
Comentando sobre a parceria, Kim Jones disse: “adoro misturar mundos e ideias diferentes -- e tanto a Jordan quanto a Maison Dior são símbolos de excelência absoluta em seus campos de atuação. Unir as duas marcas nessa parceria especial significa propor algo excitante e verdadeiramente novo”.
Martin Lotti, Vice-Presidente de Design da Jordan, acrescentou: "Nossa parceria com a Maison Dior vai oferecer um novo olhar sobre o estilo do basquete e juntar o streetwear elevado com a moda de alto luxo. Vamos homenagear a rica iconografia de ambas as marcas, inspirando-nos em sua tradição”.
Travis Scott
Travis Scott dominou o mercado de revenda de tênis em 2019 e, em 2020, parece que não será diferente. Espera-se que o nome do rapper continue na lista dos tênis mais vendidos, já que sua segunda coleção em parceria com a Nike e a Jordan chegará às lojas ainda este ano.
Seu sucesso em 2019 se deve ao Jordan I High OG, um modelo em branco e marrom que traz a logo da Nike virada ao contrário. O tênis também conta com um bolso oculto e branding sutil da Cactus Jack. O rapper lançou também uma coleção de roupas com a Jordan, na qual clássicos da Jumpman foram repaginados, como jaquetas de moletom, shorts de fleece e camisetas.
Um modelo de tênis bastante procurado pelos sneakerheads é o Nike SB Dunk Lows, que aparece em um videoclipe recente de Scott para o seu coletivo, Jackboys. A Nike não confirmou nada, mas boatos correm que o tênis será lançado em fevereiro. Outro modelo que vai valer o investimento é o Air Max 270 React, que contará com a logo da Cactus Jack.
New Balance
StockX prevê que a New Balance continue a crescer em 2020, tanto em relevância quanto em participação no mercado. Isso graças ao que a empresa chama de “incrível série de embaixadores”, incluindo Kawhi Leonard, Coco Gauff e Jaden Smith.
Em 2019, a New Balance teve muitos motivos para comemorar com o seu Bodega 997S, colaboração também conhecida como No Bad Days. Coloridos, os tênis vêm com cadarços que combinam com todos os modelos da coleção. Além dele, a New Balance acertou ao fechar o ano lançando mais cores para o OMN1S (“Money Stacks”), colaboração com o jogador de basquete Kahwi Leonard.
Para 2020, a marca sediada em Boston pretende firmar ainda mais parcerias, além de relançar novas versões para seus clássicos. O New Balance 992, modelo popular entre corredores, terá uma nova versão chegando às lojas no fim de janeiro. O tênis retrô vai ganhar uma cara nova, graças a novas cores incluindo marrom e cinza, além de designs em cores mais ousadas, como azul marinho, verde-oceano e rosa.
Também espera-se que a New Balance se junte ao jogador de tênis Coco Gauff, que chamou atenção em 2019 graças à sua impressionante performance em Wimbledon. A marca também pretende se jogar de cabeça no mercado de tênis femininos.
Yeezy comemora quinto aniversário
2020 será um ano importante para a marca Yeezy, de Kanye West. A grife, que comemora o quinto aniversário de seu primeiro lançamento com a Adidas, deve trazer novos modelos e cores ao mercado.
Alguns dos lançamentos já confirmados oficialmente incluem cores mais neutras para o Yeezy Boost 350 e uma versão tamanco do Yeezy Foam Runner, toda em branco com buracos na parte superior. Este último será lançado em meados de abril. Além disso, a Adidas trará mais um modelo para a família Yeezy, o Yeezy Boost 700 MNVN, cuja parte superior será feita de nylon em amarelo-neon. O número 700 virá nos dois lados do tênis, que também contará com solas pretas.
Virgil Abloh continua a parceria com a Nike/Jordan
Para celebrar o trigésimo aniversário do Air Jordan 5, Virgil Abloh vai continuar sua parceria com a Nike/Jordan em 2020, com o lançamento do Off White x Air Jordan 5, inspirado pelo “metálico” OG Air Jordan 5.
Com lançamento previsto para fevereiro, os tênis têm a palavra “shoelaces” impressa nos cadarços, bem à moda Off-White, além de uma língua metálica com o logo da Jordan.
Este artigo foi publicado primeiro na FashionUnited Reino Unido. Reportagem de Danielle Wightman-Stone. Tradução de Marjorie van Elven.
Fotos: cortesia da StockX e da Nike/Dior