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Semana de moda masculina de Paris terá menos roupas femininas

By Don-Alvin Adegeest

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Moda

Apesar de Londres e Milão terem sua importância, não dá para negar que a semana de moda de Paris é a mais influente do calendário -- tanto para moda masculina quanto feminina. É de lá que saem as maiores tendências. E, embora a fashion week masculina de Paris só vá começar semana que vem, uma tendência já é certa: as grifes estão deixando de fazer desfiles com roupas para ambos os sexos.

Embora Gucci, Burberry, Coach e Bottega Veneta continuem apresentando modelos do sexo feminino em suas passarelas, a nova Celine de Hedi Slimane terá 100 por cento de looks masculinos em sua estreia no segmento, assim como J.W. Anderson, que trocou a semana de moda Londres por Paris, e Raf Simons, em seu primeiro desfile solo após deixar o comando criativo da Calvin Klein. Givenchy, Berluti e Louis Vuitton também não apresentarão nenhum look feminino na passarela.

Por que os desfiles com roupas para ambos os sexos estão saindo de moda?

Há vários motivos para as marcas fazerem os homens dividirem espaço com mulheres na passarela das semanas de moda masculinas. O primeiro deles é que participar de uma fashion week custa caro, daí a decisão de aproveitar o espaço para divulgar a coleção feminina também. Além disso, o mercado de moda masculina costumava ser menos expressivo que o feminino. Costumava -- afinal, nos últimos anos, o mercado de roupas masculinas de luxo tem crescido e justificado investimentos maiores em design, lojas, marketing e desfiles. E é por isso que muitas grifes estão revendo sua estratégia.

Apesar de vermos menos modelos mulheres nas passarelas das fashion weeks masculinas, isso não significa que o lado feminino esteja totalmente abandonado. Nos últimos anos, diversas marcas resolveram apostar na moda unisex ou sem gênero. A Burberry foi a primeira a introduzir o formato em 2016. À época, justificou sua decisão dizendo: “As mudanças que estamos fazendo nos permitirão criar uma conexão maior entre os nossos desfiles e o momento em que as pessoas finalmente compram o produto nas lojas”, disse o ex-estilista chefe da grife, Christopher Bailey.

A versão original deste artigo foi publicada em inglês em FashionUnited.com. Traduzido e editado por Marjorie van Elven.

Foto: Celine SS19, retirada do site da Celine

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