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Valentino redefine rumo com Riccardo Bellini como seu novo CEO

By Alicia Reyes Sarmiento

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Riccardo Bellini, novo CEO da Maison Valentino Credits: cortesia Maison Valentino

A Maison Valentino acaba de anunciar a nomeação de Riccardo Bellini como seu novo diretor executivo (CEO, na sigla em inglês), a partir de 1º de setembro de 2025. Sua chegada se dá após a saída de Jacopo Venturini em agosto, em um momento delicado para a casa romana, que atravessa uma fase de transição marcada pela queda de suas margens e o desafio de converter a visão criativa de Alessandro Michele em resultados comerciais sustentáveis.

Nesse contexto, a grife italiana definiu a mudança, em seu comunicado, como um passo estratégico na evolução da marca. “Com a chegada de Riccardo, estamos impulsionando a trajetória da Valentino. Sua ampla experiência no setor de luxo, sua visão estratégica e sua liderança comprovada — juntamente com a poderosa visão criativa de Alessandro Michele — conduzirão a Maison adiante e fortalecerão sua identidade única”, declarou Rachid Mohamed Rachid, CEO da Valentino, em uma publicação compartilhada na rede social LinkedIn. Em suas primeiras declarações, Bellini destacou o caráter icônico da maison e a relevância de sua herança: “A Valentino combina um patrimônio extraordinário e um savoir-faire único com uma voz criativa singular. Espero trabalhar em conjunto com Alessandro Michele e com as equipes da Maison para celebrar seus valores atemporais enquanto damos forma a um novo capítulo”, afirmou.

Com três décadas de trajetória internacional, Bellini traz um perfil consolidado na gestão de grandes marcas de moda e luxo. Até então, atuava como diretor geral da Mayhoola Investments LLC — principal acionista da Valentino —, onde supervisionava uma carteira que inclui a Balmain, a Pal Zileri e a loja de departamentos de luxo Beymen com sede em Istambul, na Turquia.

Anteriormente, foi diretor executivo (CEO) da Maison Margiela e da Chloé, após uma extensa carreira na Diesel e na Procter & Gamble. Além disso, fez parte da Força-Tarefa da Moda da Iniciativa para Mercados Sustentáveis e do conselho consultivo europeu da Conservation International.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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